mercado da bola

Alvo do PSG, Kvaratskhelia pede para deixar o Napoli ainda nesta janela

De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, o Napoli definiu um valor de 80 milhões de euros por Kvaratskhelia

Kvaratskhelia
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por O Globo – O atacante Khvicha Kvaratskhelia promete movimentar a janela de transferência de inverno. Astro do Napoli desde 2022, o jogador georgiano pediu para deixar o clube italiano, segundo o técnico Antonio Conte, e o seu destino pode ser o Paris Saint-Germain, que recentemente fez uma proposta pelo atleta de 23 anos..

— Falei com Khvicha e ele confirmou sua intenção de deixar o clube imediatamente. Tentei convencer Kvaratskhelia a ficar, mas ele decidiu ir e tentar um novo capítulo. O clube e seu agente agora encontrarão a solução… Não posso manter Kvara aqui se ele não quiser ficar — disse o técnico Antonio Conte durante entrevista coletiva que antecede o confronto contra o Verona, pelo Campeonato Italiano.

De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, o Napoli definiu um valor de 80 milhões de euros (cerca de R$ 500 milhões, na cotação atual) pelo atacante. No meio do ano passado, o pai e agente de Kvara deu declarações afirmando um desejo de transferência, mas na época o Napoli reforçou que o jogador tinha contrato até junho de 2027 e não estava à venda.

Kvaratskhelia foi o grande nome do Napoli na conquista do Campeonato Italiano, em 2022/23. Pelo clube, o atacante soma 107 jogos, onde marcou 30 gols e deu 24 assistências. Atualmente, o time de Khvicha é líder da Série A, com 44 pontos, mas tem um jogo a mais que a vice Atalanta e dois a mais que a Inter, terceira colocada.

Conheça Kvaratskhelia

Kvaratskhelia jogava no Rubin Kazan, da Rússia, quando o Napoli perdeu Lorenzo Insigne para o futebol dos Estados Unidos. Sem seu ídolo, o georgiano foi o escolhido como substituto. Mas a passagem apagada pelo futebol russo não trazia muita confiança. O Napoli apostou e colhe os frutos.

Pelos bons números, Kvaratskhelia é chamado de ‘Kvaradona’ entre os torcedores de Nápoles. Apelido carinhoso em referência ao argentino Diego Maradona, que é tratado como um Rei na cidade. Foram 10 milhões de euros, equivalentes a 52 milhões de reais, investidos na sua contratação.

A trajetória de ‘Kvara’ é meteórica. Ele é filho de um ex-jogador de carreira não muito expressiva. Estreou com 16 anos na Geórgia e, aos 18, já estava atuando na seleção principal de seu país. Muito por conta da pouca expressão de seu país no cenário internacional. Uma joia local, mas que nunca foi muito levada a sério.

Se destacou nas ligas locais e se transferiu para o Lokomotiv Moscou. Sem brilho, foi para o Rubin Kazan, onde ganhou destaque. O baixo valor de transferência para o Napoli é justificado pela guerra com a Ucrânia, que jogou a cotação para baixo. Agora ele é observado por diversos clubes da primeira prateleira do futebol europeu.