Luto

Aos 68 anos, morre ex-jogador Heber que defendeu os quatro clubes da capital

Campeão brasileiro pelo Grêmio, Heber Pires da Silva faleceu em decorrência de um câncer

Heber Pires da Silva, ex jogador do Vila Nova
Heber Pires da Silva, conhecido como Hebinho, foi campeão nacional pelo Grêmio e estadual pelo Vila Nova. Foto: Arquivo pessoal

Faleceu o ex-jogador Héber Pires da Silva, aos 68 anos, na madrugada desta terça-feira (5), em decorrência da luta contra o câncer. Tendo atuado pelos quatro clubes da capital, além de equipes do interior, ele marcou o seu nome na história do Goiânia e também do Vila Nova. O atacante atuou por dois anos no Grêmio, onde se tornou campeão brasileiro em 1981, em cima do São Paulo, em um elenco que também contava com o goiano Baltazar.

Além do título nacional com a camisa do Grêmio, o antigo ponta de lança foi campeão com o Vila Nova. Pelo Colorado, Heber conquistou o Campeonato Goiano de 1984 em um quadrangular final que superou o Goiás, Goiânia e Atlético Goianiense. Foram cinco temporadas no rubro-negro, duas no Esmeraldino, cinco no Galo Carijó e duas no Tigre.

No interior, também defendeu o Palmeiras de Goiás em 1969, Independente em 1974, Anápolis em 1986 e Jataiense em 1989. Além destes clubes já citados na matéria, também passou fora do estado por: Santa Cruz-PE, Operário-MT, Bahia, Grêmio Maringá-PR, Uberlândia-MG, Rio Branco de Andradas-MG, Brasília-DF e Dom Bosco-MT.

Heber se tornou o jogador com mais jogos disputados pelo Goiânia no Campeonato Brasileiro de 1976, tendo disputado 12 jogos, assim como o parceiro de ataque Bill. Ele também foi o artilheiro do Goiás no Brasileirão de 1979 com nove gols marcados. O ex-jogador teve um filho que também foi atleta, Mahatma Gandhi, que defendeu o Atlético Goianiense, Trindade, Goiânia e Iporá.