NÃO DEU

Assunção, no Paraguai, vence Rio-Niterói e será a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031

Esta será a primeira vez que o Paraguai sediará a competição

Eleição Jogos Pan-Americanos 2031
Foto: Panam Sports

A cidade de Assunção, no Paraguai, foi escolhida como sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. O anúncio aconteceu no início da tarde desta sexta-feira (10/10), na Assembleia da Panam Sports, principal entidade do esporte olímpico das Américas, em Santiago, no Chile. A capital paraguaia derrotou a candidatura brasileira, que era composta por Rio de Janeiro e Niterói.

Esta será a primeira vez na história que o Paraguai sediará o Pan. Já o Brasil buscava receber a competição pela terceira vez. O país já recebeu os Jogos Pan-Americanos nos anos de 1963, quando São Paulo foi a sede, e 2007, no Rio de Janeiro. A principal aposta para vencer a capital paraguaia era no uso de instalações dos legados de 2007 e das Olimpíadas de 2016.

Até a semana passada, a candidatura de Assunção era considerada a grande favorita, mas Rio-Niterói entrou forte na disputa. No entanto, a capital do Paraguai, que, em 2024, foi derrotada por Lima, no Peru, na eleição para a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027, teve um final diferente desta vez. Assim, a edição de 2031, a 21ª da história da competição, acontecerá em solo paraguaio.

Em agosto deste ano, Assunção foi a sede do Pan Júnior, para atletas até 22 anos. E, como a capital paraguaia lançou seu projeto antes de Rio-Niterói, teve mais tempo para fazer campanha. Os principais pontos da candidatura foram: a construção de um estádio de atletismo e de uma arena com capacidade para 10 mil pessoas no parque olímpico da cidade.