Atlético deve pagar direito de imagem de jogadores, decide TRT
Pagamento de acordo entre Sindicato e Atlético deverá ser restabelecido
Ir direto pra matériaO pagamento ao Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de Goiás (Sinapego), relativo ao direito de imagem de jogadores que passaram pelo Atlético Clube Goianiense, deve ser restabelecido. A decisão é do desembargador Mário Sérgio Bottazzo, do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT18). De acordo com a advogada do Sinapego, Arlete Mesquita, em janeiro de 2017, decisão suspendeu por cautela o levantamento dos valores depositados.
A advogada explica que há uma reclamação trabalhista do Sinapego em favor de 70 atletas , substituídos, que jogaram no Atlético e não receberam seus direitos conforme contrato com o clube. O Sinapego então realizou acordo parcial com o time para receber e repassar a 59 atletas que integraram o acordo parcial benefícios referentes apenas aos seus direitos de imagem. “Após o pagamento de algumas parcelas, o atleta Márcio Lopes, peticionou reclamação solicitando o bloqueio dos valores depositados para garantir que todos os atletas recebessem as suas verbas rescisórias”, informa.
Arlete afirma que, no entanto, o acordo firmado entre a entidade e o clube não contempla negociações de salários e contribuições previdenciárias, devendo o clube comprovar a quitação dos valores já pagos. Segundo a advogada, Márcio, atual goleiro do Goiás Esporte Clube, não foi alcançado pelo acordo e, portanto, pode exigir individualmente o prosseguimento da execução em seu favor, se não recebeu o que a ele é devido. “Entretanto, isso não dá a ele o direito de pedir a suspensão das importâncias depositadas e que estão sendo devidamente repassadas aos atletas”, avalia.
Considerando a relevância destes fundamentos, o desembargador Mário Sérgio Bottazzo concedeu liminar para liberar a parcela do mês de janeiro de 2017, assim como as demais, conforme cronograma de pagamento. Ainda de acordo com a decisão, o Atlético Clube Goianiense tem o prazo de 10 dias para apresentar resposta ao que foi determinado.