Segunda-feira, 02 de Novembro de 2026
PUNIÇÃO

Uai, Russell! Mercedes recebe multa inusitada após GP do México

Piloto britânico deixou o circuito sem participar dos compromissos com a imprensa previstos após a prova

Johann Germano
Por - Goiânia, GO
Publicado em:
george russell

A Mercedes terá de desembolsar 5 mil euros, aproximadamente R$ 30 mil, por uma situação envolvendo George Russell após o Grande Prêmio do México de Fórmula 1. A punição foi aplicada pelos comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), mas o episódio ganhou um ingrediente adicional depois que veio à tona uma autorização concedida pelo chefe da equipe, Toto Wolff.

O caso aconteceu no domingo (1º), após a corrida disputada no Autódromo Hermanos Rodríguez. Russell terminou na sexta colocação, embora tenha largado em segundo. Logo na primeira volta, o britânico perdeu quatro posições em razão de um problema na entrega de energia da bateria. Mais tarde, ainda recebeu uma punição de dez segundos por um incidente com Isack Hadjar na Curva 6.

O resultado ficou distante das expectativas da Mercedes e do próprio piloto, que enfrentou um domingo complicado. Enquanto isso, seu companheiro de equipe, Kimi Antonelli, viveu um momento histórico ao conquistar o título mundial, aos 20 anos de idade.

Entenda a punição

De acordo com o relatório dos comissários, a equipe foi responsabilizada por uma infração ao artigo B10.1.4e do regulamento. O documento informa que George Russell deixou o circuito sem participar dos compromissos com a imprensa previstos após a prova.

Os representantes da Mercedes comunicaram a situação aos comissários, mas o piloto não compareceu à audiência. Um integrante da equipe prestou esclarecimentos por telefone, e a FIA decidiu aplicar uma multa de 5 mil euros à escuderia alemã.

Quarto colocado no mundial de pilotos, Russell viu o companheiro erguer o título no México (Foto: Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team)

A justificativa apresentada pelos comissários foi de que a ausência de Russell poderia ser julgada mesmo sem sua participação na audiência, resultando na penalidade financeira.

Toto Wolff saiu em defesa de Russell

Posteriormente, veio à tona que Russell havia recebido autorização de Toto Wolff para deixar o autódromo antes do encerramento dos compromissos. O chefe da Mercedes demonstrou compreensão com a situação emocional do britânico depois de um fim de semana frustrante.

Wolff contou que encontrou o piloto após a corrida, durante a pesagem oficial da FIA, e percebeu que ele estava abalado. O dirigente também destacou a atitude esportiva de Russell ao procurar Antonelli para cumprimentá-lo pela conquista do campeonato. “Desculpe pelo show de m#rda de novo”, disse o chefe da equipe.

Segundo Wolff, o britânico atravessa um momento difícil, especialmente por ter visto escapar uma oportunidade de vencer uma corrida na qual a Mercedes tinha ritmo competitivo. O dirigente atribuiu parte da frustração ao problema na entrega de energia do carro, que comprometeu o desempenho logo no início da prova.

O chefe da equipe ainda classificou o resultado como um reflexo das dificuldades enfrentadas por Russell ao longo da temporada. Para ele, a decisão do piloto de deixar o circuito sem conceder entrevistas era compreensível diante das circunstâncias.

O próximo compromisso da Fórmula 1 é já neste fim de semana, em Interlagos, no Grande Prêmio de São Paulo. A corrida será no domingo (8), a partir das 14h (de Brasília).

Categorias:
Automobilismo Esportes
Tags:
Automobilismo FIA Fórmula 1 George Russell Kimi Antonelli Mercedes