Bia Haddad começa bem, mas sofre virada e é eliminada na primeira rodada de Roland Garros
Brasileira foi derrotada pela americana Hailey Baptiste

POR O GLOBO – A boa fase de Bia Haddad em 2025, ano marcado por resultados hem ruins, não durou muito. Após chegar à final do ATP 500 de Estrasburgo-FRA na última semana, ela sofreu uma dura derrota de virada e está fora de Roland Garros na primeira rodada. A americana Hailey Baptiste, 70ª do ranking, avançou com um placar de 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/4 e 6/1.
Este é o segundo ano consecutivo em que a brasileira se despede do torneio na primeira rodada. No ano passado, ela foi superada pela italiana Elisabetta Cocciaretto por 2 sets a 1, também de virada. Em 2023, no entanto, Bia chegou até a semifinal do torneio, se tornando a primeira tenista brasileira desde Maria Esther Bueno a alcançar o feito e atingindo seu melhor desempenho em grande slams até agora.
Na segunda-feira, Thiago Monteiro também se despediu da competição. Em um jogo intenso que durou 4h16, ele começou perdendo por 2 sets a 0 para o tcheco Vit Koprikova, conseguiu empatar e levar a partida para o tie break, mas perdeu o último set e deu adeus à competição.
Agora, a esperança do Brasil no torneio é João Fonseca, que estreia nesta terça por volta de 12h contra o polonês Hubert Hurkacz, 28º melhor do mundo — João é o 65º. As expectativas estão altas para o segundo grande slam da carreira do brasileiro: em janeiro, ele chegou até a terceira rodada do Australian Open e deixou para trás Andrey Rublev, então número 9 do mundo.
O jogo
A partida começou bem para Bia, que vinha embalada por uma boa campanha em Estrasburgo. Ela perdeu a final para Rybakina, 12ª melhor do mundo, mas encadeou uma sequência de quatro vitórias pela primeira vez na temporada e voltou a uma final pela primeira vez desde setembro — seu último título foi o WTA 500 de Seul em 2024.
Desde o início, a americana demonstrou que o duelo não seria fácil, e Bia precisou enfrentar breakpoints em quase todos os games em que sacou, mas conseguiu salvar os sete. Ela quebrou o serviço da adversária duas vezes, a segunda no último game para fechar a primeira parcial em 6/4.
No segundo set, a partida continuou acirrada, mas Baptiste consegui aproveitar as fraquezas da brasileira. As duas tenistas conseguiram confirmar o primeiro serviço, mas na sequência a americana conseguiu quebrar o segundo saque de Bia, saindo de 0/40, e engatou quatro games na sequência, chegando a 5/1 no placar. A brasileira até demonstrou uma reação, mas Baptiste venceu o segundo set por 6/3.
O terceiro set já começou com a americana quebrando o serviço da brasileira, e a confiança que já estava escassa só piorou a partir daí. Baptiste conseguiu aproveitar todos os erros da brasileira e chegou a abrir 4/0 no placar, deixado a brasileira sob o risco de sofrer um pneu na partida. Quando Bia ensaiou uma reação já era tarde demais, e a americana quebrou mais um saque de Bia Haddad — que cometeu dupla falta no game — para fechar a partida com a terceira parcial de 6/1.
Leia mais:
João Fonseca atropela ex-top 10 na estreia de Roland Garros