Botafogo anuncia rescisão de Artur Jorge
Técnico deixa o clube alvinegro após oito meses e dois títulos conquistados
O Botafogo anunciou a saída do treinador Artur Jorge, nesta sexta-feira. O português de 52 anos aceitou a proposta do Al-Rayyan, do Catar, e deixará o time alvinegro após oito meses no comando e as conquistas da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro. Na nota, o clube afirma que “a nova comissão técnica será anunciada em breve”.
“Botafogo e Artur Jorge finalizaram em comum acordo a rescisão do contrato de trabalho, incluindo o de seu staff técnico. O Clube agradece aos profissionais campeões da Conmebol Libertadores e do Brasileirão em 2024 pelas conquistas alcançadas. A nova comissão técnica será anunciada em breve.”
O treinador foi apresentado como novo técnico do Botafogo em abril deste ano, para substituir Tiago Nunes na beira do campo. Sob o comando do português, o alvinegro quebrou um jejum de 29 anos e conquistou o Campeonato Brasileiro, com 23 vitórias, 10 empates e cinco derrotas, e foi campeão da Libertadores pela primeira vez em sua história.
Nas últimas semanas, o treinador português começou a fazer declarações públicas sobre o assédio de outros clubes, dando origem a uma espécie de leilão enquanto ainda estava empregado, mesmo que estas equipes, de Europa e Oriente Médio, não tivessem sido reveladas. A única foi a do Catar, país onde ele chegou ontem para acertar os últimos detalhes do novo contrato.
Inicialmente, Artur Jorge teve o discurso mais determinado sobre uma saída, que foi arrefecendo com o passar do tempo e os últimos jogos da temporada, e passou a ser no sentido de “ter contrato com o Botafogo, mas deixar o mercado ditar o futuro”.
O clube tinha a intenção de não o perder e lhe dar uma valorização, para além dos bônus pelos títulos, já previstos em contrato. John Textor, dono da SAF, teve algumas conversas com Artur. No último sábado, porém, o americano desistiu de tentar um novo acordo e deixou o caminho livre para o português acertar com o Al-Rayyan.
Por: O Globo.