Brasil sofre na altitude e perde para a Bolívia no último jogo das Eliminatórias
Resultado garantiu vaga da Seleção Boliviana na repescagem da Copa do Mundo
O Brasil encerrou a participação nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 com derrota de 1 a 0 para a Bolívia na noite desta terça-feira (9/9). O gol da vitória Boliviana foi marcado por Miguelito, de pênalti. A partida foi disputada no Estádio Municipal de Al Alto, na Bolívia.
A vitória classificou a Bolívia para a repescagem, e a equipe manteve vivo o sonho de se classificar para a Copa de 2026. A Seleção Boliviana chegou aos 20 pontos e superou a Venezuela, que foi goleada pela Colômbia por 6 a 3 e terminou as eliminatórias com 18 pontos.
Já o Brasil, que entrou em campo classificado para o mundial, despencou para a 5ª posição, com 28 pontos.
Leia mais: Confira o retrospecto entre Bolívia x Brasil, que se enfrentam nas Eliminatórias
O jogo
O primeiro tempo de jogo foi sofrido para a Seleção Brasileira. O time comandado por Ancelotti até tentou produzir no início, mas logo sentiu os efeitos da altitude e do cansaço.
Já a Bolívia, motivada pela torcida e pela pressão de vencer para sonhar com uma vaga na Copa do Mundo de 2026, partiu pra cima. Logo aos 6 minutos, Haquín arriscou de longe e obrigou o goleiro Alisson a pular para fazer a defesa.
Aos 11, os bolivianos assustaram a defesa brasileira mais uma vez. Miguelito cobrou bem uma falta lateral e a bola bateu do lado de fora da rede.
A Bolívia seguiu com a pressão e jogou o Brasil nas cordas. Enquanto isso, a Canarinha fazia o possível para se defender e eviter o gol dos donos da casa.
O Brasil só foi chegar com perigo aos 38 minutos da primeira etapa. Andrey Santos achou Luiz Henrique livre no lado direito. O atacante bateu bem, mas o goleiro Lampe fez a defesa.
Foi aos 46 minutos que a pressão da Bolívia rendeu frutos ao time. Após checagem na cabine do VAR, a arbitragem marcou pênalti de Bruno Guimarães em Roberto. Miguelito bateu bem, no canto direito de Alisson, que chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar o gol boliviano.
A superioridade da Bolívia seguiu no segundo tempo. Antes mesmo dos 10 minutos da etapa final, os donos da casa tiveram duas oportunidades, ambas com Paniagua, que parou em defesas de Alisson.
Foi aos 21 minutos que o Brasil conseguiu uma boa finalização. Bruno Guimarães recebeu a bola pelo lado esquerdo, conduziu até o meio e bateu de fora da área. Porém, a bola foi no meio do gol e facilitou a vida do goleiro Lampe.
A Bolívia respondeu rápido, em novo chute de fora da área. Robson Matheus foi quem arriscou dessa vez, e Alisson trabalhou mais uma vez para evitar o segundo.
Na sequência, o jogo ficou morno. A Bolívia ainda tinha o controle das ações ofensivas, enquanto o Brasil cadenciava o jogo. A última grande chance foi aos 40 minutos do segundo tempo, em cabeçada defendida por Alisson.