CBF afasta árbitros após polêmicas em jogos da 27ª rodada do Brasileirão Série A
Entidade reconheceu falhas em lances decisivos e promete novo treinamento aos profissionais envolvidos
A Comissão de Arbitragem da CBF anunciou no domingo (5/10) o afastamento de quatro árbitros após decisões polêmicas que marcaram a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Entre os nomes estão Ramon Abatti Abel, árbitro principal do clássico entre São Paulo e Palmeiras, e Ilbert Estevam da Silva, responsável pelo VAR na partida disputada no último domingo (5/10), no Morumbi.
O duelo terminou com vitória do Palmeiras por 3 a 2, após o São Paulo abrir 2 a 0 no placar. O Tricolor reclama de um pênalti não marcado e da não expulsão de Andreas Pereira, no segundo tempo, quando a equipe vencia com folga. Os lances ignorados pela arbitragem geraram forte protesto da diretoria são paulina.
Leia mais: CBF muda arbitragem de Atlético-GO x Athletico-PR após críticas do Dragão
Diante das críticas e da repercussão, a CBF informou que tanto Ramon Abatti quanto Ilbert Estevam passarão por um período de reciclagem e reavaliação técnica. A entidade destacou que o afastamento tem caráter “educativo”, mas visa garantir o padrão de qualidade e transparência na condução dos jogos da Série A.
NOTA OFICIAL
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) October 5, 2025
O São Paulo Futebol Clube manifesta profunda indignação com a arbitragem de Ramon Abatti Abel e com a atuação do árbitro de vídeo, Ilbert Estevam da Silva, na partida deste domingo (05), contra o Palmeiras, no MorumBIS, pelo Campeonato Brasileiro. Os erros cometidos… pic.twitter.com/jdErS3Pm6y
Além do clássico paulista, outro jogo da rodada também gerou questionamentos. A CBF confirmou o afastamento da dupla Lucas Casagrande (árbitro de campo) e Gilberto Rodrigues Castro Junior (VAR), que atuaram na partida entre Red Bull Bragantino e Grêmio, em Bragança Paulista. O confronto terminou com vitória do Massa Bruta por 1 a 0, após um pênalti assinalado nos acréscimos e a expulsão de um jogador gremista, sábado (4/10). O Grêmio também manifestou publicamente sua insatisfação com a condução da partida.
Após o jogo, o diretor de futebol Guto Peixoto falou em entrevista coletiva sobre os erros grosseiros cometidos pela arbitragem contra o Grêmio. pic.twitter.com/2T3sbqSyWl
— Grêmio FBPA (@Gremio) October 5, 2025
Em nota, a Comissão de Arbitragem reforçou que os árbitros afastados “passarão por treinamento de aperfeiçoamento e análise de desempenho” antes de retornarem às escalas futuras. Confira a nota oficial:
“A Comissão de Arbitragem da CBF informa que os árbitros centrais e de vídeo (VAR) das partidas Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras, válidas pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2025, serão condicionados a treinamento, aprimoramento e avaliação interna, para posterior retorno às atividades”.