Eliminação na Série D deixa Aparecidense sem calendário nacional para 2026
Com uma campanha ruim no Goianão, o Camaleão não tinha vaga garantida na quarta divisão nacional do ano que vem
Dona da melhor campanha da fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro e apontada como uma das favoritas às quatro vagas na Série C do ano que vem, a Aparecidense não conseguiu corresponder às expectativas e acabou sendo eliminada nas oitavas de final da quarta divisão nacional.
Mais do que a eliminação na atual edição da Série D, a derrota para o Goiatuba, no último sábado (23/08), causou ainda mais prejuízo ao Camaleão. Isso porque o time de Aparecida de Goiânia ficou sem calendário nacional para a próxima temporada. Assim, em 2026, disputará apenas o Campeonato Goiano.
Com uma campanha muito irregular no Goianão deste ano, onde brigou contra o rebaixamento, a Cidinha terminou o estadual na décima colocação, muito distante de Abecat, Crac e Inhumas, que ficaram com as vagas destinadas ao Estado de Goiás para a quarta divisão do ano que vem.
Quem também corre o risco de não disputar um torneio nacional no ano que vem é o próprio Goiatuba, algoz da Aparecidense. Isso porque, assim como o Camaleão, o Azulão não se classificou ao mata-mata do Goianão e não tem vaga garantida na Série D do ano que vem.
Para não depender de ninguém, o Goiatuba precisa do acesso à Terceirona. A disputa por uma vaga na Série C de 2026 ainda não tem um adversário definido, já que os confrontos das quartas de final da quarta divisão são baseado nas campanhas da equipe ao longo da competição.
Caso seja eliminado, o Azulão precisará de duas desistências para herdar uma classificação à Série D. Além de Abecat, Crac e Inhumas, o Goiatuba também está atrás da Jataiense, primeiro clube na lista de espera por uma vaga de desistente.