FIM DE UMA ERA

Ex-técnico da Seleção Brasileira anuncia aposentadoria

Durante participação no programa "Galvão e Amigos", da Band, Vanderlei Luxemburgo anunciou o fim de sua carreira como treinador

Vanderlei Luxemburgo
Foto: Cesar Greco/SE Palmeiras

Chegou ao fim a carreira de um dos maiores treinadores da história do futebol brasileiro. Durante o programa “Galvão e Amigos”, da Band, na última segunda-feira (24/11), Vanderlei Luxemburgo, de 73 anos, anunciou que não pretende mais aceitar novos trabalhos e está oficialmente aposentado da função de técnico. O último clube do profissional foi o Corinthians, em 2023.

Não quero mais ser técnico. Até hoje, eu não tinha falado para ninguém. Estou falando aqui no programa (Galvão e Amigos) que eu larguei de ser técnico e não quero mais“, disse Vanderlei Luxemburgo durante o programa “Galvão e Amigos”.

A decisão coloca um ponto final em uma carreira que durou mais de quatro décadas. Ao todo, Vanderlei Luxemburgo conquistou 32 títulos em sua carreira. O último deles foi o Campeonato Paulista, em 2020, pelo Palmeiras. No mesmo ano, o ex-treinador também fez parte da trajetória do Alviverde na Libertadores, que acabaria sendo vencida pelo time paulista sob o comando do português Abel Ferreira.

Principais equipes

Ao longo dos mais de 40 anos em que esteve à beira do campo, Luxemburgo ficou marcado por alguns trabalhos. A começar pelo Bragantino, pelo qual conquistou o título estadual em 1990. A conquista despertou o interesse de clubes maiores, como o Palmeiras, que apostou em Vanderlei durante a década de 90. Por lá, foram dois títulos brasileiros (1993 e 1994) e o lendário Paulistão dos 100 gols, em 1996.

Pouco tempo depois, Luxa, como ficou conhecido durante a carreira, foi para o posto máximo para um treinador: a seleção nacional. Na Amarelinha, foi campeão da Copa América, no ano de 1999, mas não teve vida fácil. O ex-técnico sofreu ao ser flagrado utilizando documentação falsa e com um processo de sonegação fiscal. A passagem pelo Brasil terminou com a queda na Olimpíada de 2000.

Luxemburgo também colecionou passagens marcantes por Corinthians, Santos e Cruzeiro, onde levou a Raposa ao título do primeiro Campeonato Brasileiro por pontos corridos, em 2003. Mas, sem dúvida nenhuma, o time mais marcante da trajetória profissional de Luxa é o Real Madrid, da Espanha. Ao fim de 2004, o ex-treinador deixou o Santos e partiu em direção à Europa para assumir a equipe merengue.

Com um elenco cheio de estrelas, o Real Madrid comandado por Vanderlei Luxemburgo ganhou o apelido de “Galácticos”. Porém, mesmo com um time com nomes como Ronaldo, Zidane, Roberto Carlos, Beckham e Luís Figo, Luxa não conseguiu ter sucesso na Espanha. A equipe acabou sendo vice-campeã espanhola, perdendo o título para o Barcelona, seu maior rival.

Títulos

Das 32 conquistas de Vanderlei Luxemburgo enquanto técnico, cinco foram do Campeonato Brasileiro (1993, 1994, 1998, 2003 e 2004), 23 de estaduais e regionais, sendo nove Campeonatos Paulistas, e dois internacionais: a Copa América, em 1999, e a Libertadores de 2020, como parte da campanha. Além disso, Luxa também possui uma Copa do Brasil (2003) e uma Série B (1989) em sua galeria de troféus.