Revelação do Goianão

Ex-Trindade, Galeno marca gol na Liga dos Campeões em vitória do Porto: “Sonho de criança”

Na última terça-feira (4), o atacante Wenderson Galeno realizou um sonho de criança: marcar um…

Atacante marcou o segundo gol da vitória do Porto sobre o Leverkusen, por 2 a 0, na Champions Legue. Foto: Divulgação pessoal

Na última terça-feira (4), o atacante Wenderson Galeno realizou um sonho de criança: marcar um gol na Liga dos Campeões. O jogador do Porto, de Portugal, foi autor do segundo gol da vitória de sua equipe por 2 a 0, sobre o Bayer Leverkusen.

Até marcar na competição mais importante dos clubes do futebol europeu, o atacante natural de Barra do Corda (MA), batalhou muito. Revelação do Trindade (GO), o jogador se destacou pelo Tacão na temporada de 2016, onde além de ajudar o clube a ser campeão goiano Sub-20, inédito na história, foi um dos destaques da equipe na disputa do Goianão, onde em dez partidas, contribuiu com cinco gols.

Logo após a competição, foi negociado com o Grêmio Anápolis, rendendo uma grana considerável para os cofres do Trindade, mas acabou não entrando em campo, afinal, acabou sendo emprestado ao FC Porto, disputando até então na ocasião a Segunda Liga, na equipe B portista. Voltou a ser destaque, com treze gols em quarenta jogos. Uma temporada depois, acabou estreando no time principal, mas sem muitas oportunidades, logo foi emprestado ao Portimonense.

Seu segundo empréstimo aconteceu na temporada 2018/19, para o Rio Ave. Mostrou seu excelente futebol, fazendo uma boa campanha pelo clube, contribuindo com nove gols e dez assistências em trinta e seis partidas. Logo depois, foi vendido pelo Porto, ao SC Braga.

Três temporadas defendendo as cores do Sporting Braga, dois títulos e muita evolução na carreira. Não demorou muito para Galeno ganhar o carinho do torcedor arsenalista. Logo na primeira temporada, uma campanha excelente no Português, terminando em terceiro lugar e ainda sendo campeão da Taça da Liga. Ainda repetiu os números de gols e assistências na segunda temporada, faturando ainda uma Taça de Portugal. Na terceira e última a artilheira, com dez gols. O atacante deixou a equipe tendo jogado cento e quinze jogos, marcando vinte e quatro gols e contribuindo com vinte e três assistências.

Valorizado, foi comprado junto ao FC Porto na última temporada, sendo negociado por três vezes mais o valor de quando saiu do clube. Conquistou seu segundo título da Liga Portuguesa e na atual temporada, já é um dos homens de confiança de Sérgio Conceição. Na noite da última terça-feira (4), um dia mágico para Galeno. Jogando sua primeira Liga dos Campeões, ele entrou no segundo tempo do jogo contra o Bayer Leverkusen e não demorou muito para balançar as redes. Com um passe de Taremi, Galeno tocou no contra pé do goleiro para marcar seu primeiro gol na competição. Por meio de suas redes sociais, o atacante falou sobre o momento:

“O sonho de criança foi realizado, marcar na Champions League sempre foi um sonho de criança, vou guardar essa noite pro resto da minha vida, agradeço a cada um pelo apoio de sempre, não foi fácil chegar nesse sonho, mais tudo é possível, muito obrigado ao meus companheiros de trabalho sem eles não teria realizado, grande noite, grande vitória, juntos como uma família”, dizia a publicação.