Decisão

Com clima de revanche, Corinthians e Cruzeiro decidem vaga na final neste domingo

Equipes já decidiram uma final, que terminou com o título do clube mineiro

Corinthians tem a vantagem do empate
Foto: Reprodução rede social

Neste domingo (14/12), Corinthians e Cruzeiro entram em campo para decidir a primeira vaga na final da Copa do Brasil. As equipes se enfrentam às 18h, na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo jogo de volta da semifinal. O Timão chega com vantagem, já que venceu o duelo de ida no Mineirão por 1 a 0, e joga pelo empate para avançar.

A vantagem corintiana foi construída em Belo Horizonte, em uma das melhores atuações recentes da equipe comandada por Dorival Júnior, especialmente se comparada ao desempenho nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Mais eficiente, o Corinthians soube controlar o jogo e contou com o gol de Memphis Depay para sair em vantagem. Com o resultado, os paulistas garantem vaga na final com um empate, enquanto o Cruzeiro precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar no tempo normal ou por um gol para levar a decisão aos pênaltis.

A campanha do Corinthians na Copa do Brasil é impecável. O clube soma sete vitórias em sete jogos e ainda não sofreu gols na competição. A trajetória começou na terceira fase, com duas vitórias por 1 a 0 sobre o Novorizontino. Nas oitavas de final, eliminou o Palmeiras no clássico paulista, vencendo por 1 a 0 fora e 2 a 0 em casa. Nas quartas, repetiu o roteiro contra o Athletico Paranaense, com novo 1 a 0 no jogo de ida e 2 a 0 na volta. Agora, o Timão está a um passo de voltar à final do torneio após três anos.

Para o confronto decisivo, Dorival Júnior não deve ter problemas para escalar a equipe. Apesar do mistério feito ao longo da semana sobre as condições físicas de Raniele e Yuri Alberto, a tendência é que ambos estejam à disposição. Rodrigo Garro, recuperado de lesão, também foi liberado e deve ser opção. Assim, o Corinthians chega sem desfalques confirmados.

Do outro lado, o Cruzeiro aposta na força de sua campanha e na tradição copera para tentar reverter a desvantagem. A Raposa entrou na Copa do Brasil na terceira fase e, até o primeiro jogo da semifinal, não havia sofrido gols. Na estreia, eliminou o Vila Nova, vencendo por 2 a 0 no jogo de ida e 3 a 0 na volta. Nas oitavas, empatou sem gols com o CRB fora de casa e venceu por 2 a 0 no Mineirão. Já nas quartas de final, superou o Atlético Mineiro no clássico, com duas vitórias por 2 a 0.

Maior campeã da Copa do Brasil, com seis títulos conquistados em 1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018, a equipe mineira busca retomar o posto de “Rei das Copas”. Curiosamente, a última final disputada pelo Cruzeiro foi há sete anos, justamente contra o Corinthians, quando ficou com o título.

Para o duelo decisivo em São Paulo, o técnico Léo Jardim terá dois desfalques importantes. O volante Lucas Romero cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo, enquanto o zagueiro Lucas Villalba segue fora após lesão sofrida no jogo de ida da semifinal.

Corinthians x Cruzeiro

Data: 14 de dezembro de 2025

Horário: 18h30

Local: Neo Química Arena, São Paulo

Transmissão:  Globo, sportv, Premiere e Amazon Prime.

Corinthians: Hugo Souza, Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; José Martínez (Raniele), Maycon, André Carrillo e Breno Bidon (Rodrigo Garro); Memphis Depay e Yuri Alberto (Gui Negão ou Vitinho).

Técnico: Dorival Jr.

Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Silva, Matheus Henrique (Walace), Christian e Matheus Pereira; Arroyo e Kaio Jorge

Técnico: Leonardo Jardim