ARBITRAGEM

FGF divulga áudio e vídeo do VAR da final do Campeonato Goiano com o pênalti do lateral Hugo

Na final do Goianão, a arbitragem marcou bitoque na cobrança do lateral Hugo

Cabine do VAR do jogo da final do Goianão 2023
Cabine do VAR do jogo da final do Goianão 2023. Foto: Divulgação - FGF

Após o Goiás ter feito o pedido, a Federação Goiana de Futebol divulgou na última terça-feira (18), as imagens e o áudio do VAR da final do Campeonato Goiano de 2023. Na ocasião, a penalidade do lateral Hugo foi invalida pela arbitragem de vídeo, após eles confirmarem dois toques do jogador na cobrança. Com isso, o esmeraldino acabou derrotado para o Dragão, que ficou com o título.

No vídeo divulgado pela FGF é possível ver o árbitro Wilton Pereira Sampaio pedindo para o VAR, José Cláudio Rocha/SP chegar um bitoque na cobrança de Hugo. Inicialmente o VAR e o AVAR (Hugo Corrêa/GO) não chegam a um consenso. “Não consigo ver bitoque aqui”, “Vê pela bola, o que você acha? Não dá para ter certeza, acho que a melhor é a 5”, disseram.

Pela câmera 5, o VAR pergunta se houve mesmo o toque e o AVAR responde não consegue ter certeza. Após analisar por várias câmeras, ângulos distintos e frame a frame, José Cláudio Rocha dá o veredito como dois toques. “É, toca Hugo. Os pés estão muito juntos”, o AVAR também concorda “Parece que toca. Pela rotação da bola, eu achei”.

A conclusão do lance se dá novamente pela visão da câmera cinco. “Toca, ele ia tocar a bola lá do outro lado”, comentou o VAR, que chamou Wilton Pereira Sampaio e confirmou o bitoque na cobrança do lateral do Goiás. Após isso, há uma confirmação do árbitro principal de que com isso o jogador perde a penalidade, e o fato é confirmado por todos.

Confira o vídeo completo da análise do VAR da final do Goianão clicando aqui.