JUSTIÇA

Justiça Eleitoral suspende investigações sobre o presidente Samir Xaud, diz CBF

Samir Xaud havia sido inserido na Operação Caixa Preta, da Polícia Federal, que investiga suspeitas de crimes eleitorais em Roraima

Samir Xaud, presidente da CBF. Foto: Rafael Ribeiro - CBF

Por O Globo: Em nota publicada na noite desta quinta-feira, a CBF informou que o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima suspendeu as investigações sobre o presidente da entidade, Samir Xaud. O dirigente havia sido incluído no âmbito da operação Operação Caixa Preta, da Polícia Federal, que investiga suspeitas de crime eleitoral em Roraima, terra natal de Xaud.

“O vice-presidente do TRE-RR destacou que “não restaram demonstrados elementos concretos de autoria e materialidade delitiva capazes de associar a participação do paciente na prática de crime eleitoral”, diz a CBF, em nota.

O presidente foi alvo de operação de busca e apreensão em sua casa e na sede da entidade na última quarta-feira, mas nada foi apreendido.

“(o vice-presidente) ressaltou, ainda, ‘grave constrangimento ilegal na decretação de busca e apreensão’ e ‘desproporcionalidade da medida’ contra o presidente da CBF”, complementa a nota da entidade.

Xaud também falou sobre o caso:

— Sei de onde eu vim, sei quem eu sou e mantive a tranquilidade nos últimos dias, apesar da injustiça cometida e da grave exposição negativa da minha imagem. Seguirei trabalhando com foco, fé e honestidade em prol do futebol brasileiro

Veja a nota completa da CBF:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima proferiu decisão suspendendo as investigações em relação ao presidente Samir Xaud.

O vice-presidente do TRE-RR destacou que “não restaram demonstrados elementos concretos de autoria e materialidade delitiva capazes de associar a participação do paciente na prática de crime eleitoral”.

Ressaltou, ainda, “grave constrangimento ilegal na decretação de busca e apreensão” e “desproporcionalidade da medida” contra o presidente da CBF.

“Sei de onde eu vim, sei quem eu sou e mantive a tranquilidade nos últimos dias, apesar da injustiça cometida e da grave exposição negativa da minha imagem. Seguirei trabalhando com foco, fé e honestidade em prol do futebol brasileiro”, declarou Samir Xaud.