“Gerar desconforto o tempo inteiro para o adversário”, projeta Louzer sobre clássico
Técnico do Vila Nova destaca importância do confronto e garante equipe motivada para o clássico deste sábado, pela 34ª rodada da Série B
O Vila Nova tem um desafio importante pela frente neste sábado (17), às 16h, quando encara o Atlético Goianiense, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B. O duelo marca mais um capítulo do clássico goiano e coloca frente a frente duas equipes que ainda sonham, mesmo que matematicamente, com o acesso à elite do futebol brasileiro. Em coletiva pré-jogo, o técnico Umberto Louzer destacou o peso da partida, independentemente da situação na tabela.
“Um clássico, né? Então, você sabe a importância e tudo o que mobiliza o nosso dia a dia, independente de qualquer circunstância, muitas coisas estarão em jogo. Falei isso na nossa coletiva pós-jogo, quando perguntado como se manter motivado. Então, são vários fatores dentro deles: a paixão, o amor por aquilo que a gente faz, honrar a nossa instituição e também o nosso nome. Então, isso aí são pilares que nos motivam, nos mobilizam e fazem com que a gente acorde todo dia e venha para cá fazer o nosso melhor em respeito a tudo isso que nós mencionamos”, explicou Louzer.
Leia mais: Diante do Atlético Goianiense, Vila Nova quer encerrar a temporada sem perder nenhum clássico
O treinador também falou sobre o aproveitamento da semana de treinos antes do confronto. O Vila Nova vem de vitória por 1 a 0 sobre o Amazonas, no último domingo (12), e usou os dias seguintes tanto para recuperação física quanto para ajustes táticos.
“A gente aproveitou a semana tanto para recuperar alguns atletas, a gente vinha em um período de sequência, final de temporada, alguns atletas necessitando uma atenção maior de recuperação, mas conseguimos fazer também treinamento aquisitivo. Então, aquilo que a gente acredita que é necessário, mesmo em final de temporada, está evoluindo. A gente tem conversado bastante com os atletas, tem passado sessões de vídeos, feito abordagens individuais, setoriais e coletivas. E mais do que isso, tem levado a campo e realizado trabalhos em cima disso para a gente poder evoluir nas fases ofensivas, defensivas e nas bolas paradas. Essa semana a gente aproveitou justamente para isso e, é claro, mobilizando para esse grande confronto que teremos na tarde de amanhã”, comentou o treinador.
O Vila Nova ocupa atualmente a 12ª posição, com 43 pontos, enquanto o Atlético-GO é o 10º, com 45. Em caso de vitória, o Colorado pode ultrapassar o rival direto na tabela. Louzer analisou o adversário e o que espera do comportamento rubro-negro em campo.
“O Atlético é um time que, quando joga dentro dos seus domínios, busca ser impositivo, uma equipe que tem um DNA de muita competitividade, de muita intensidade nas suas ações. Então, é isso que a gente vai esperar do nosso rival: que venha tomar essa iniciativa, que tente nos pressionar desde o início. É um time muito rápido, que compete bastante, que tem as suas armas e vai exigir da gente pontos de atenção para poder neutralizar algumas situações em que eles são fortes. Mas a gente está preparado para isso e cabe a nós também saber neutralizar esses pontos fortes e, quando tiver a bola, não se omitir, não deixar de se impor e de buscar o resultado de vitória. Então, como eu falei, a gente precisa ter equilíbrio nas duas fases do jogo.”
Por fim, o técnico colorado destacou o que espera da postura da equipe dentro de campo.
“E é dessa maneira que a gente vai enfrentar essa partida, gerando desconforto o tempo inteiro para o adversário. É isso que a gente tem pedido: eles com bola, a gente também marcar forte, tirar essas possibilidades deles e, quando nós tivermos a bola, fazer com que eles corram para trás, tenham dificuldade de encaixe na marcação. E, como eu falei, gerar desconforto nesses dois momentos do jogo, porque é isso que vai nos aproximar daquilo que a gente deseja”, finalizou Louzer.