PARALIMPÍADAS

Goianos entram em ação nesta quinta(26) e sexta (27) nos jogos Paralímpicos

A noite de quinta-feira (26) e a madrugada de sexta-feira (27) será repleta de goianos…

Jane Karlla durante treinamento para Jogos Paralímpicos
Jane Karlla durante treinamento para Jogos Paralímpicos. Foto: Takuma Matsushita - CPB.

A noite de quinta-feira (26) e a madrugada de sexta-feira (27) será repleta de goianos em ação nos jogos Paralímpicos de Tóquio, no Japão. Ao todo, serão 10 atletas goianos em ação, 4 no vôlei sentado, duas no tênis de mesa, três no tiro com arco e um no paraciclismo.

Os primeiros goianos em ação serão no tiro com arco. Hélcio Luiz irá competir às 21 horas, no tiro com arco individual masculino na categoria W1, que é composta por atletas com maior grau de limitação. No mesmo horário, a experiente Jane Karlla, de 46 anos, irá competir pela 4 vez em uma paralímpiada, duas como mesatenista e está e a segunda no tiro com arco. Ela irá competir no Tiro com Arco Composto para mulheres.

O último representante de Goiás a competir também no Tiro com Arco Composto é Andrey Muniz, que é natural de Apucarana, no Paraná, porém está há muito tempo em Goiás e atualmente representa o time do Goiás Esporte Clube. Andrey irá entrar em ação a partir das 2 horas, de sexta (27).

Também nesta quinta-feira (26), Lethícia Rodrigues, que é filha de Jane Karlla, irá para seu segundo jogo nos jogos Paralímpicos, no primeiro a atleta foi derrota para Ainda Dahlen. A goiana irá entrar em ação às 22h20, no tênis de mesa, na classe 8, contra a chinesa Wenjuan Huang, de apenas 16 anos.

Também no tênis de mesa, mas na classe 7, Millena França, que também foi derrotada na estreia, irá para seu segundo jogo. A mesatenista irá duelar contra a sul-coreana Seongok Kim, às 1 hora da manhã, desta sexta-feira (27).

No paraciclismo, Carlos Alberto Gomes, de Anápolis, será o representante do estado. O atleta de 27 anos irá competir às 1h20, na prova de contrarrelógio de 1 km, na categoria C1, que é a de maior grau de deficiência. Carlos Alberto já fez sua estreia nos jogos Paralímpicos, nesta quarta-feira (26), o ciclista terminou na 10ª colocação na prova de perseguição individual (3000 metros).

Para fechar a participação goiana no dia, nesta sexta-feira (27), às 6h30, as meninas do vôlei sentado irão estrear na competição contra o Canadá. O time é comandando por José Guedes, natural da Paraíba, mas que está em Goiás há mais de 20 anos. Além dele, 4 atletas da seleção são do estado, Ádria Jesus, Pâmela Pereira, Jani Freitas e Nurya de Almeida.