COPA DO MUNDO

Holanda vence Estados Unidos e é o primeiro time classificado para as quartas de final

A Holanda agora irá esperar o vencedor do duelo entre Argentina e Austrália

Memphis em disputa de bola com Zimmerman
Memphis em disputa de bola com Zimmerman. Foto: Divulgação - Fifa

O mata-mata da Copa do Mundo 2022 começou neste sábado (3). No estádio Internacional Khalifa, pelas oitavas de final, a Holanda e Estados Unidos fizeram um jogo movimentado e com grandes chances, mas no final a Laranja Mecânica mostrou sua efetividade e venceu pelo placar de 3 a 1. Memphis Depay, Blind e Dumfries marcaram os gols da classificação holandesa, que agora irá esperar o vencedor do duelo entre Argentina e Austrália. Já Wright descontou para os americanos.

Em um jogo que apenas o vencedor avançaria para as quartas de final, os Estados Unidos começaram pressionando e tiveram a primeira grande chance. Após bate rebate, a bola sobrou para Pulisic, que na cara do gol bateu no canto, mas o goleiro Noppert fez grande defesa. Os holandeses responderam aos 9 minutos. Em boa triangulação, Dumfries cruzou para Memphis Depay livre na entrada da área para abrir o marcador.

Atrás do placar, os Estados Unidos dominaram a posse de bola, mas tinha dificuldades em criar lances de perigo. Já na reta final, os americanos conseguiram levar perigo, Weah bateu forte e Noppert defendeu. Dest fez boa jogada individual, mas foi travado na hora de finalizar. Porém aos 45 minutos, a Holanda ampliou. Novamente Dumfries chegou na linha de fundo e cruzou na marca do pênalti, desta vez foi Blind que chegou para bater de primeira e fazer 2 a 0.

Na segunda etapa, o jogo começou movimentado. Após levantamento na área da Holanda, Zimmerman cabeceou para o gol e Gakpo tirou quase em cima da linha. Os europeus responderam rápido, em cruzamento da direita, Depay chegou para finalizar, mas Turner fez boa defesa. Os Estados Unidos também tentaram em algumas finalizações de Pulisic e Mckennie, mas sem efetividade.

O jogo seguiu bom e movimentado e a Holanda quase ampliou. Após chute de Koopmeiners, Turner deu rebote e Depay cabeceou, mas o arqueiro fez grande defesa. Os Estados Unidos responderam rápido, após saída errada, Wright driblou o goleiro e não conseguiu marcar. Mas aos 30 minutos, Wright não desperdiçou, depois de cruzamento na área, o atacante desviou e a bola morreu no fundo das redes.

Os americanos se animaram e foram para cima. Pulisic lançou Wright, que iria sair na cara do gol, mas Noppert chegou para salvar. Já aos 35 minutos, a Holanda marcou o terceiro gol e jogou um balde de água fria nos Estados Unidos. Blind cruzou da esquerda e Dumfries chegou livre para marcar mais um gol holandês no jogo e decretar a classificação da seleção para as quartas de final.