Cautela

“Pé no chão, jogo a jogo”, ressalta Lacerda após vitória

Rubro-negro bate o Remo, sobe para 9º lugar e se aproxima da parte de cima da Série B.

Rafel Lacerda celebra vitória, mas pega pés no chão
Foto: Bruno Corsino/ ACG

A vitória sobre o Remo na noite deste sábado (20/9), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, marcou o segundo triunfo consecutivo do Atlético Goianiense na competição. A boa sequência recolocou o Rubro-Negro em ascensão na tabela: agora é o 9º colocado, com 38 pontos, cinco a menos que o Novorizontino, equipe que fecha o G-4.

Durante a temporada, as oscilações do Dragão fizeram com que o discurso no clube fosse voltado principalmente para evitar o rebaixamento. O próprio presidente, Adson Batista, chegou a declarar que a meta era alcançar os 45 pontos. No entanto, com chances matemáticas de acesso, o técnico Rafael Lacerda prefere adotar cautela e seguir no discurso do “jogo a jogo”.

“O meu comentário, na verdade, é muito em cima, eu via que nós estávamos a dois pontos, três pontos, quatro pontos e eu via muita: ‘Ah, o Atlético está brigando para não cair’, e equipes com dois, três pontos a mais que nós está brigando para subir, mas o nosso foco não muda, é jogo a jogo. Nosso primeiro objetivo, como disse o nosso presidente, é atingir os 45 pontos. Disse para os atletas que era muito importante a gente chegar nas últimas dez rodadas com chance de brigar lá em cima. E a gente não está querendo fazer muita projeção porque há pouco tempo atrás nós estávamos brigando lá embaixo”, explicou Lacerda.

O treinador fez questão de reforçar que o objetivo inicial ainda não foi atingido, mas parabenizou os atletas pelo desempenho e destacou a entrega da equipe diante da pressão. “A gente não livrou ainda, não atingiu essa meta dos 45 pontos, mas dizer hoje, o nosso grande objetivo é chegar nesses 45, comentados pelo presidente e que a gente concorda. Eu concordo, é pensar no América, descansar os atletas. Então, parabéns pela vitória de hoje, o mérito é todo deles, porque a gente tem a ideia e a gente passa para eles, tiveram apenas um treinamento. O pessoal que iniciou o jogo teve apenas um treinamento, então é muito do entendimento cognitivo também deles e do querer, então assim, mérito total dos atletas, vitória dedicada a eles. Foram gigantes, sob uma pressão muito forte, mas a nossa meta é pé no chão, tentar ganhar o próximo jogo, adversário duro, América, mas o objetivo é fazer os próximos três pontos”, completou.

Na próxima rodada, o Atlético recebe o América, na quinta-feira (25/9), às 21h30, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia. Antes do duelo, Lacerda aproveitou para exaltar a torcida rubro-negra, que apoiou o time mesmo nos momentos de instabilidade, e convocou os torcedores a comparecerem em peso.

“Assim, eu queria estar em uma situação até melhor para poder convocar o torcedor, porque eu quero primeiro enaltecer o torcedor que vem, que vai, que está indo no Accioly, porque na vitória contra o Avaí ele foi muito importante. Então eu gosto de enaltecer sempre quem está indo, então não sei, a gente está tão focado que a gente não sabe se deu 3, 4 mil, 2 mil. Mas assim, eu quero salientar aquele torcedor, que é aquele torcedor que foi no momento que o time não estava tão bem, que ele continua indo. E aí vou pedir agora um voto de confiança, não é para o Lacerda, é para o Atlético, porque o Atlético fez um esforço muito grande nessa última janela e os atletas estão muito comprometidos.”

“Então assim, pedir a convocação em massa do torcedor, tentar colocar um grande público, porque a atmosfera do Accioly, ela é muito boa e se tiver mais torcedores, mais lotado, com certeza vai nos ajudar muito. Eu sei que é difícil para a gente ficar pedindo ainda, porque hoje, por exemplo, nós estamos aqui na nona colocação, mas assim, a gente conta muito com o torcedor, vocês são fundamentais, então a gente quer muito a presença de vocês, porque o próximo adversário é um adversário duro”, finalizou o treinador.