Chef italiano é demitido após se recusar a colocar abacaxi em pizza: ‘insulto à minha cultura’
Davide Tamburella foi dispensado de restaurante na Austrália após desentendimentos com a direção; profissional tentou reverter a demissão na Justiça
Ir direto pra matéria
Um chef italiano foi demitido de um restaurante na Austrália após se recusar a preparar pizzas com abacaxi para convidados de um evento. Davide Tamburella, que trabalhava no La Costa Restaurant and Bar, em Brisbane, afirmou que colocar a fruta na receita era um insulto à cultura italiana. O profissional tentou contestar a demissão na Justiça trabalhista australiana, mas teve o pedido rejeitado em decisão divulgada na terça-feira (3/11).
- Pizzaria de Goiânia é eleita uma das melhores da América Latina
O episódio ocorreu em maio deste ano, quando a direção do estabelecimento solicitou que Tamburella preparasse pizzas de presunto com abacaxi. O chef se recusou a cumprir a orientação, argumentando que ordens consideradas ofensivas à sua cultura não precisavam ser seguidas.
Segundo documentos analisados pela Comissão de Trabalho Justo da Austrália (Fair Work Commission), essa foi a terceira vez, em quatro anos, que Tamburella se negou a utilizar o ingrediente. Em uma das ocasiões anteriores, ele chegou a pedir ao empregador que verificasse a importância da tradição de não colocar abacaxi em pizzas para os italianos.
- Hambúrguer com massa de pizza é novidade em restaurante de Goiânia
A recusa, porém, não foi a única reclamação apresentada pela administração do restaurante. A direção também apontou problemas relacionados à linguagem utilizada pelo profissional, à comunicação com colegas e ao comportamento durante o expediente.
Duas semanas antes da demissão, ocorrida em 20 de maio, Tamburella havia participado de uma reunião com a administração para discutir questões relacionadas ao seu desempenho.

Chef perdeu ação por apresentar pedido fora do prazo
Após ser dispensado, Tamburella recorreu à Fair Work Commission, alegando ter sido demitido injustamente. Ele também sustentou que a decisão da empresa estava relacionada a um incidente ocorrido em abril, quando fraturou a mão direita ao atingir um corrimão metálico.
A comissária Jennifer Hunt rejeitou o pedido porque a contestação foi apresentada depois do prazo legal de 21 dias. O órgão também concluiu que não foram demonstradas circunstâncias excepcionais que justificassem o atraso.
- iFood revela os sabores de pizza mais pedidos pelos brasileiros; veja o ranking
A decisão não examinou se a recusa em preparar pizzas com abacaxi constituía motivo legítimo para a demissão, nem estabeleceu se as demais reclamações da empresa eram procedentes.
Em declaração à imprensa australiana, o diretor do restaurante, Elliot Ingram, afirmou que havia outros fatores envolvidos na dispensa, além da divergência sobre o ingrediente.
- Dia da Pizza: veja 10 pizzarias para comemorar a data em Goiânia
A demissão também interrompeu o processo pelo qual Tamburella buscava obter residência permanente na Austrália, com o patrocínio do empregador.
Chef conseguiu novo emprego em restaurante sem pizza com abacaxi
O La Costa encerrou suas atividades em julho, após o vencimento do contrato de aluguel. Segundo a administração, os custos de funcionamento do estabelecimento em Brisbane contribuíram para o fechamento.
Tamburella conseguiu emprego em outro restaurante italiano da cidade. Segundo a BBC, o cardápio do novo estabelecimento não inclui pizzas com abacaxi.