Elevador da Glória: bondinho descarrila e deixa 16 mortos em Lisboa
Local é uma das principais atrações turísticas de Portugal
Uma tragédia marcou Lisboa nesta quarta-feira (3). O Elevador da Glória, um bondinho histórico e uma das principais atrações turísticas da capital portuguesa, descarrilou no trecho da Avenida da Liberdade, resultando na morte de 16 pessoas e deixando mais de 20 feridas, incluindo uma criança de três anos.
Segundo autoridades locais, mais de 60 agentes e 22 veículos de emergência foram mobilizados para o resgate. Alguns passageiros chegaram a sair pelas janelas antes da chegada das equipes. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou o episódio em nota oficial e decretou luto nacional. O Ministério Público abriu um inquérito para apurar as causas do acidente.
- Cidadão português publica vídeo em que oferece dinheiro ‘por cabeça de brasileiro’; assista
De acordo com o jornal Público, a causa teria sido a quebra do cabo de segurança do Elevador da Glória. O especialista em elétricos Mário Vieira explicou que o sistema de tração elétrica, somado ao cabo, é o responsável por garantir a subida e a ligação entre as cabines. O presidente da Carris, empresa que administra o transporte, declarou condolências às famílias e afirmou que há investigações internas e externas em andamento.
A tragédia gerou repercussão internacional. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, escreveu no X (antigo Twitter) em português para lamentar o descarrilamento do Elevador da Glória. Já o prefeito de Lisboa, Carlos Moedas, disse que a cidade “está de luto” e classificou o episódio como um dia trágico sem precedentes.
- Meme que chama Portugal de ‘Guiana Brasileira’ viraliza e gera polêmica nas redes
O histórico bondinho de Lisboa, inaugurado em 1885, conecta a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto, dois pontos muito visitados por turistas. Esta não foi a primeira vez que o veículo saiu dos trilhos: em 2018, houve um descarrilamento sem vítimas. Agora, além da tragédia com 16 mortos e mais de 21 hospitalizados, autoridades portuguesas informaram que outros funiculares da cidade estão passando por inspeções preventivas.
LEIA TAMBÉM:
- Brasileiro de 28 anos morre carbonizado num incêndio florestal em Portugal; leia
- Portugal vai expulsar 5,3 mil brasileiros do país