TECNOLOGIA

Hackers levam 15 segundos invadir iPhone Pro em competição na China

Um grupo de hackers chineses precisou de 15 segundos para invadir um iPhone 13 Pro…

União Europeia decide impor carregador único para dispositivos portáteis a partir de 2024
União Europeia decide impor carregador único para dispositivos portáteis a partir de 2024 (Foto: Pixabay)

Um grupo de hackers chineses precisou de 15 segundos para invadir um iPhone 13 Pro (recém-lançado pela Apple) em uma competição que serve para encontrar brechas em softwares, chamada Tianfu Cup. A edição deste ano do torneio distribuiu 1,5 milhão de dólares (cerca de R$ 8,4 milhões). A competição acontece todo ano em uma cidade que fica no sudoeste da China e dá nome ao evento.

Além do iOS 15, os hackers também foram desafiados a furar a segurança do Windows 10, Google Chrome, iOS 14, Samsung Galaxy S20, Adobe PDF Reader, Ubuntu, Safari, Firefox, Docker (Community Edition), VMWare EXSi, QEMU e o firmware dos roteadores ASUS e TP-Link.

Como hackers invadiram iPhone 13 na China

Os vencedores utilizaram uma sequência de comandos de execução no navegador Safari, que já vem instalado nos telefones. Embora a invasão tenha sido demonstrada ao vivo em um palco, os detalhes do trabalho destes competidores viraram relatórios sigilosos que só podem ser lidos pelos fabricantes dos softwares.

Cada grupo tinha direito a três tentativas de hackear o sistema proposto no tempo máximo de cinco minutos. A premiação foi dividida em conformidade com o grau de dificuldade de cada ação realizada pelos competidores. O prêmio principal foi de 300 mil dólares (R$ 1,6 milhão).