RISCO

Homem fica cego de um olho após dormir bêbado; entenda

Antes de ir ao médico o homem passou três dias com dores no olho e sem conseguir enxergar

Homem fica cego de um olho após dormir bêbado; entenda
Homem fica cego de um olho após dormir bêbado; entenda (Foto: Reprodução - New England Journal of Medicine)

Por Leonardo Calazenço, do Mais Goiás

Um homem de 44 anos ficou cego de um olho após dormir de bruços e bêbado, no Taiwan. O caso foi registrado nesta quinta-feira (8) no New England Journal of Medicine.

Segundo informações local, o paciente procurou um pronto-socorro depois de passar três dias com dores no olho e sem conseguir enxergar.

Aos médicos, o homem disse que o problema começou depois de beber remédios para insônia e consumir bebida alcoólica. O homem ficou desmaiado por três horas seguidas em uma mesma posição, pressionando o olho esquerdo.

Por meio de exame oftalmológico, descobriu-se que a pupila não se moveu e nem respondeu à luz, indicando um quadro de oftalmoplegia, que ocorre quando os músculos oculares ficam paralisados.

Os médicos explicam que a pressão feita no olho enquanto ele dormir de bruços, levou à ruptura dos vasos sanguíneos dos olhos, causando uma hemorragia. Inclusive, isso motivou o inchaço no olho do homem.

Diagnóstico

Ainda de acordo com os médicos, o paciente foi diagnosticado com uma neuropatia óptica isquêmica , ou seja, uma lesão que ocorre quando o sangue não flui adequadamente para o nervo óptico, que é responsável por transportar sinais dos olhos para o cérebro e os transformar em imagens.

Ainda segundo os profissionais o problema é mais comum em pacientes com doenças que afetam a circulação sanguínea, como hipertensão, colesterol alto, doenças cardíacas e diabetes.

Vale lembrar que a neuropatia óptica isquêmica, geralmente, é permanente, uma vez que o nervo óptico para de funcionar e morre. Mas os pacientes podem manter alguma visão periférica.

Além disso, o homem também foi diagnosticado com coroidopatia, uma doença que provoca o acúmulo de líquido na retina dos olhos.