Israel afirma que Irã violou cessar-fogo com novo lançamento de mísseis
Israel ordenou ataques aéreos contra alvos estratégicos em Teerã, no Irã

Israel acusou o Irã de violar, nesta terça-feira, o cessar-fogo que, segundo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia sido aceito por ambos os países. Trump anunciou o acordo na noite anterior. A trégua havia sido confirmada por autoridades das duas nações envolvidas no conflito.
Apesar do anúncio, Israel relatou o disparo de mísseis iranianos durante a madrugada e ativou seu sistema de defesa aérea. A população israelense foi instruída a procurar abrigo.
LEIA TAMBÉM: “Paz ou tragédia para o Irã”, diz Trump após ataque dos EUA
O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, ordenou ataques aéreos contra alvos estratégicos em Teerã, em resposta ao que classificou como uma “violação direta” do cessar-fogo. Segundo comunicado oficial, as forças israelenses atingiram centros militares, eliminaram membros da milícia Basij e um cientista nuclear iraniano.
A imprensa estatal iraniana negou os ataques e rejeitou as acusações de violação do acordo. O Irã reiterou que só responderia militarmente caso fosse atacado.
A trégua, anunciada por Trump como “total e imediata”, marcaria o fim de um confronto que ele chamou de “a guerra dos 12 dias”. O presidente afirmou que ambos os países o procuraram pedindo por paz.