curioso

Não é cobra nem aranha: veja qual é o animal mais mortal da Austrália

Primeiro animal nativo do país no ranking aparece apenas em quarto lugar

Qual é o animal mais mortal da Austrália? Relatório revela a resposta animal nativo do país no ranking aparece apenas em quarto lugar
Foto: Reprodução Youtube

Quando se pensa em animais perigosos na Austrália, é comum imaginar cobras, aranhas venenosas ou crocodilos. No entanto, um relatório oficial revelou que o animal mais mortal da Austrália não é nativo e nem venenoso. Surpreendentemente, é outro animal que lidera o ranking de mortes por ataque no país, segundo dados do National Coronial Information System (NCIS).

Responsáveis por mais mortes do que se imagina

Entre 2001 e 2021, o NCIS registrou 713 óbitos relacionados a animais, com média de 34 mortes por ano. Dos casos, 222 (cerca de 31,1%) envolveram cavalos, principalmente devido a quedas enquanto as pessoas montavam nos animais. Apesar de sua popularidade, os cavalos não são nativos da Austrália, mas representam o risco mais frequente à vida humana quando comparados a outros animais do país.

Outras causas de mortes por animais na Austrália

O segundo lugar da lista também chama atenção: gado bovino causou 92 mortes (12,9% do total), quase metade delas em acidentes de trânsito. Em seguida, vêm os cães, com 82 mortes (11,5%), provocadas principalmente por mordidas, mas também por quedas.

O primeiro animal nativo da Austrália no ranking aparece apenas em quarto lugar: cangurus estiveram envolvidos em 53 mortes, todas em acidentes de trânsito. Depois deles, aparecem cobras (50 mortes), abelhas (45 mortes, todas por anafilaxia), tubarões (39 mortes) e crocodilos (25 mortes).

Curiosamente, o levantamento mostra que nenhuma morte por picada de aranha foi registrada entre 2001 e 2021. Desde a introdução do antiveneno contra a aranha-teia-de-funil-de-Sydney em 1981, não há registro de fatalidades provocadas por essa espécie.

  • Restaurante se pronuncia após servir rato em salada para grávida na Austrália; VEJA FOTO

Comparação internacional

Nos Estados Unidos, em média, 267 mortes por ano estão relacionadas a animais. Proporcionalmente, esse número é maior devido à população americana de 340 milhões, contra 27,4 milhões na Austrália. Lá, vespas, marimbondos e abelhas representam 31% das mortes, cavalos e bovinos somam 28,6% e cães aparecem com 26,2%.

Conclusão: a surpresa no ranking de mortalidade

Apesar da fama das cobras e aranhas australianas, o relatório do NCIS mostra que animais familiares, como cavalos e bovinos, são os que mais causam mortes. Cangurus, cobras, aranhas e crocodilos aparecem apenas depois, desmistificando a ideia de que o perigo extremo está nas criaturas exóticas.