VIOLÊNCIA

Políticos do partido democrata são vítimas de atentado em Minnesota, nos EUA

Deputada Melissa Hortman foi morta a tiros em casa com o marido; o senador John Hoffman e sua esposa também foram baleados

Políticos do partido democrata são vítimas de atentado em Minnesota, nos EUA
Políticos do partido democrata são vítimas de atentado em Minnesota, nos EUA (Foto: Reprodução)

A deputada democrata Melissa Hortman foi morta a tiros em casa em Brooklyn Park, uma área na região metropolitana de Minneapolis, no estado de Minnesota (EUA), na madrugada deste sábado (14). O marido dela também foi assassinado. Pouco antes, o senador estadual John Hoffman e sua esposa também foram baleados na cidade vizinha de Champlin. Ele também é um político do partido democrata.

Tim Walz, governador de Minnesota, confirmou a situação em coletiva de imprensa. Ele disse que o atirador disparou contra o senador e sua esposa, e depois foi até a casa dos Hortman – Brooklyn Park e Champlin ficam a cerca de 15 minutos de carro. O casal Hoffman passou por cirurgia e está vivo. Os médicos estão “cautelosamente otimistas” quanto à recuperação, segundo o gestor estadual. Para ele, trata-se de um caso de “violência política direcionada”.

“Nosso estado perdeu uma grande líder, e eu perdi amigos queridos. Melissa serviu aos cidadãos de Minnesota com compaixão, humor e senso de serviço. Ela acordava todos os dias determinada a tornar este estado um lugar melhor. Ela é insubstituível e vamos sentir sua falta.”

Após o segundo atentado, a polícia de Brooklyn Park trocou tiros com o suspeito, que abandonou o veículo e fugiu a pé. Dentro do carro equipado com luzes que lembram viaturas, os agentes encontraram um manifesto com nomes de outras autoridades. Para chegar às vítimas, o indivíduo teria se passado por policial. “Imediatamente alertamos o estado, que tomou medidas para alertá-los e fornecer segurança quando necessário”, disse o chefe da polícia, Mark Bruley.

O presidente Donald Trump também se posicionou, em nota. “Fui informado sobre o terrível tiroteio ocorrido em Minnesota, que parece ter sido um ataque direcionado contra legisladores estaduais. Uma violência tão horrível não será tolerada nos Estados Unidos da América. Deus abençoe o grande povo de Minnesota, um lugar verdadeiramente grandioso.”

LEIA TAMBÉM:

Israel declara Irã como principal frente de guerra e diz que Gaza passou a ser ‘posição secundária’