Terremoto de magnitude 6,1 atinge Turquia e deixa um morto
A agência informou que o terremoto ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros, na província de Balıkesir
Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu o noroeste da Turquia no domingo (10), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). A agência informou que o tremor ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros, na província de Balıkesir.
Uma pessoa de 81 anos morreu devido ao tremor, disse o ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya. Segundo ele, 29 pessoas ficaram feridas e 16 prédios desabaram. Ele ainda afirmou que as operações de busca e resgate foram concluídas e que não há sinais de danos graves ou mais vítimas.
Na rede social X, há vários vídeos de moradores do local mostrando a situação das ruas, com destroços de casas e prédios entulhados por toda parte.
O violento terremoto de magnitude 6,1 ocorrido na Turquia na tarde desse domingo, a meio caminho entre Izmir e Balıkesir, na parte ocidental do país. O tremor ocorreu a uma profundidade de apenas 10 km.
— Sacani (Space Today) – AKA Gordão Foguetes (@SpaceToday1) August 10, 2025
🚀 A Master Cidadania acredita no poder de explorar.
Da Itália ao espaço,… pic.twitter.com/uqRc4EXHzP
Outros três tremores secundários ocorreram em Balikesir, com magnitudes de 4,6, 4,1 e 4,0, conforme a Diretoria de Gestão de Emergências e Desastres Naturais (Afad) da Turquia, em comunicado.
Yerlikaya também havia dito anteriormente que o terremoto foi sentido em Istambul e nas províncias vizinhas. Emissoras turcas mostraram um prédio desabado em Balikesir.
No ano de 2023, um terremoto de magnitude 7,8 matou mais de 53 mil pessoas na Turquia e destruiu milhares de edifícios em 11 províncias do sul e sudeste do país. Outras 6 mil pessoas morreram no norte da vizinha Síria.
*Informações do portal CNN