Tornozeleira eletrônica prende em triturador e homem perde as pernas no primeiro dia de trabalho
Triturador de madeira arrastou os membros inferiores do americano para as lâminas afiadas
John O’Neill, de 33 anos, viveu uma mudança radical em sua vida apenas 15 minutos após começar em um novo emprego. No dia 24 de setembro, enquanto trabalhava no Colorado (EUA), John, que usava uma tornozeleira eletrônica devido a problemas relacionados a drogas, foi vítima de um acidente trágico ao alimentar um triturador de madeira com galhos de árvores.
O acidente ocorreu quando o equipamento de rastreamento, preso em seu tornozelo, ficou enroscado em um dos galhos, arrastando John para dentro da máquina. O impacto foi devastador: ele teve ambas as pernas amputadas.
“É mais do que um milagre que John ainda esteja conosco, e ele está lutando mais do que nunca”, relatou George Safir, amigo de O’Neill, que criou uma campanha de financiamento coletivo para apoiar sua recuperação. “Nosso amigo sempre foi imprudente e viveu a vida no limite!”, completou.
Como foi o acidente?
O’Neill descreveu o momento fatídico. Enquanto jogava um galho em forma de anzol no triturador, a ponta prendeu em seu monitor de tornozelo, arrastando sua perna para as lâminas giratórias. Apesar de seus gritos, seus colegas de trabalho, usando proteção auricular, demoraram a perceber o que estava acontecendo.
“Algo aconteceu no meu cérebro e percebi que estava com medo de muito mais do que apenas perder minhas pernas”, disse John ao jornal Denver Post. Ele relatou como o acidente se desenrolou rapidamente, com o equipamento cortando seus dedos, pés, tornozelos e pernas. Mesmo diante de tanta dor, John se manteve incrivelmente calmo.
• Com tornozeleira eletrônica, suspeito de furtar chocolates em padaria é preso em Goiânia
Um colega conseguiu puxá-lo da máquina quando a lâmina atingiu suas coxas. John ainda teve presença de espírito para improvisar um torniquete usando uma corda. Ele oscilava entre a consciência e o desmaio, mas seus colegas o mantiveram vivo até a chegada do resgate.
Levado de helicóptero para um hospital em Denver, John passou por uma cirurgia de emergência e teve o restante de suas pernas amputadas. Durante o voo, ele chegou a “morrer tecnicamente”, como relatou, pois seu coração parou.
O’Neill acredita que o design do monitor de tornozelo foi o principal motivo de não conseguir escapar da tragédia. Apesar das circunstâncias, sua recuperação tem sido impressionante, e seus amigos e familiares seguem otimistas. “Ele está muito animado e pronto para voltar a escalar montanhas”, declarou Safir.
• “Aprender a andar de novo”, diz mulher que perdeu perna após cirurgia de safena em Morrinhos