POSIÇÃO

Ala do MDB se reúne com Lula, declara apoio a petista e pressiona por desistência de Tebet

Uma ala do MDB se reúne com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)…

Lula confirma participação em debate presidencial neste domingo (28)(Foto: Arquivo)
Lula confirma participação em debate presidencial neste domingo (28)(Foto: Arquivo)

Uma ala do MDB se reúne com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Paulo, na tarde desta segunda-feira (18), para oficializar o apoio de emedebistas à candidatura do petista à Presidência já no primeiro turno.

Na abertura da reunião, o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), afirmou que a decisão foi tomada por 11 estados, dos quais 9 tinham representantes na reunião.

“Estamos vindo até a presença do senhor hoje porque tomamos a decisão nos nossos estados de apoiar a sua candidatura”, afirmou Braga.

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, disse que esse apoio de representantes do MDB não traz “demérito algum” à senadora Simone Tebet, pré-candidata à Presidência da legenda.

“Quero aqui colocar o meu respeito e consideração à senadora Simone de quem fui colega durante uma parte do meu mandato no Senado. A legitimidade do MDB em apresentar a sua candidatura. Mas acho que estamos num momento agora que temos que unir as forças democráticas e progressistas para evitar uma tragédia maior no Brasil”, afirmou Gleisi.

O movimento tende a jogar ainda mais pressão sobre Simone Tebet. A convenção nacional da sigla, que oficializará o nome da senadora como candidata à Presidência será no próximo dia 27.

Participam do encontro emedebistas de nove estados: os senadores Renan Calheiros (AL), Rose de Freitas (ES), Veneziano Vital do Rego (PB), Marcelo Castro (PI) e Eduardo Braga (AM), o ex-governador Renan Filho, os ex-senadores Edson Lobão (MA) e Eunício de Oliveira (CE), o ex-deputado Lucio Vieira Lima (BA) e o deputado Leonardo Picciani (RJ).

Eunício afirmou aos presentes que está representando também a figura do ex-governador do Rio Grande do Norte Garibaldi Alves Filho. E Eduardo Braga afirmou estar representando o Pará.

Também compareceram os deputados petistas José Guimarães e Marcio Macedo, o deputado Isnaldo Bulhões Jr., líder do MDB na Câmara, o ex-ministro Aloizio Mercadante e o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB).

Antes de o encontro começar, Dantas afirmou à imprensa que defende que o partido já apoie o nome de Lula no primeiro turno, porque o petista é o candidato “que reúne as condições para o fortalecimento da democracia, da liberdade”.

“Quando ele foi presidente ele teve esse comportamento e é o que queremos para o nosso país”, continuou.

Dantas diz ainda que irá defender essa posição na convenção nacional do partido, que será realizada no próximo dia 27.

“Vamos defender nas convenções, vamos conversar com todos que fazem o MDB no Brasil para que o partido marche junto para o fortalecimento da nossa democracia. Entendemos que a candidatura do presidente Lula representa isso”, diz.

Segundo o governador, a avaliação do MDB de Alagoas é que é preciso uma candidatura forte e competitiva que defenda os interesses do país —e que, na opinião dele, é a de Lula.

Dantas diz ainda que é “legítimo” que a senadora Simone Tebet pleiteie sua candidatura à Presidência. “Há muitos integrantes do MDB que defendem a candidatura dela e respeito a opinião de todos. Mas a minha opinião é que o MDB siga com o presidente Lula já no primeiro turno.”