OPERAÇÃO LESA PÁTRIA

Alvo da Lesa Pátria nesta terça (29), Amauri Ribeiro já desafiou operação: “mande me prender”

Amauri Ribeiro discursou no plenário da Assembleia Legislativa de Goiás e disse que financiou acampamentos golpistas

O deputado Amauri Ribeiro (UB), alvo da Operação Lesa Pátria nesta terça-feira (29), começou a ser investigado após discurso em que ele mesmo fez no plenário da Assembleia Legislativa (Alego) em junho. Na ocasião, o parlamentar confessou ter financiado acampamentos golpistas e protestou contra prisão do coronel da Polícia Militar Benito Franco, detido na mesma operação.

Eu também deveria estar preso. Eu ajudei a bancar quem estava lá. Pode me prender, eu sou um bandido, eu sou um terrorista, eu sou um canalha na visão de vocês. Eu ajudei, levei comida, levei água e dei dinheiro. Eu acompanhei lá e também fiquei na porta porque sou patriota”, disparou.

Após a fala, a defesa de Amauri Ribeiro se antecipou ao pedido de investigação por parte da Polícia Federal e enviou manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF). O texto dizia que ele enviou dinheiro, água e alimentos para acampamentos golpistas em Goiânia por questões humanitárias e que repudia os atos de vandalismo durante invasão à sede dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

Não adiantou. As propriedades do parlamentar, localizadas em Piracanjuba e Goiânia, foram alvo de buscas nesta terça-feira, dentro da Operação Lesa Pátria, que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro. Um celular foi apreendido.