ELEIÇÕES

André Chaves lidera disputa pela prefeitura de Buriti Alegre com 48,2%, diz pesquisa 

O atual prefeito e candidato à reeleição André Chaves (MDB) lidera a disputa pela prefeitura…

Prefeito de Buriti Alegre e candidato à reeleição André Chaves (MDB)

O atual prefeito e candidato à reeleição André Chaves (MDB) lidera a disputa pela prefeitura de Buriti Alegre, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto Veritá entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro. André aparece com 48,2% na sondagem estimulada, que é aquela em que o entrevistado é provocado a responder com o auxílio de uma cartela com o nome dos candidatos. Na segunda colocação está o candidato João Alfredo (PP), advogado que já foi prefeito da cidade em duas oportunidades, com 23,8%. A diferença entre ambos está acima da margem de erro do levantamento. 

Na terceira colocação está o candidato Félix Alves (PRTB), cuja coligação conta com Cidadania, Podemos e PDT. Felix aparece com 10,9% das intenções de voto. Fecham o quadro o advogado e ex-vereador Garibaldo Neto (PSC), com 2,3%; e o técnico em eletrônica Assis Maia (PRTB), com 0,3%. Não souberam ou não quiseram responder 12,5% dos eleitores ouvidos pelo instituto. Votos brancos e nulos somam 2%. 

Em percentuais de votos válidos – ou seja: descontados os brancos e nulos, que não entram na contagem da Justiça Eleitoral no dia da apuração – André lidera com 56,4%; João Alfredo é o segundo com 27,8%; Felix é o terceiro com 12,7% e Assis Maia o quarto, com 0,4%. 

O Veritá também perguntou aos entrevistados em quem eles não votariam de jeito nenhum. Disseram rejeitar a possibilidade de votar em Felix 23,1%. Na segunda posição do quadro de rejeição está o prefeito André, com 14,2%. Assis Maia é o terceiro mais rejeitado (12,5%), seguido por João Alfredo (9,2%) e Garibaldo (4,3%). Não souberam ou não quiseram responder 36,6%. 

O instituto quis medir ainda a intenção de voto espontânea, que é aquela em que o entrevistado tem que responder em quem pretende votar para prefeito sem o auxílio da cartela de candidatos. O nome mais mencionado é o de André (43,6%), seguido por João Alfredo (22,1%), Félix (8,9%), Garibaldo (1,3%) e Assis Maia (0,3%). Perguntou também quem o eleitor acha que vai ganhar, independente de sua opção particular de voto. Para 62,4%, André vencerá. Para 15,5%, João Alfredo. 

Por fim, o Veritá perguntou qual a opinião dos entrevistados sobre a administração do atual prefeito André Chaves, que é candidato à reeleição. Classificaram-na como ótima 25,7% das pessoas ouvidas. Para 34,3% está boa. Para 26,1% está regular. Outro 7,9% disseram que a administração é ruim e 7,9% avaliaram-na como péssima. Não souberam ou não quiseram responder 0,3%.

O instituto ouviu presencialmente 303 eleitores entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 5,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral, conforme determina a lei, sob o protocolo GO-00272/2020. O instituto fez a verificação de 20% da amostragem escolhida aleatoriamente.