Bastidores do Poder

Ao menos oito auxiliares de Caiado devem ser candidatos a deputado estadual

As movimentações dos partidos para formar fortes chapas de candidatos a deputado estadual e federal…

As movimentações dos partidos para formar fortes chapas de candidatos a deputado estadual e federal para as eleições de 2022 já estão a todo vapor. E o movimento dentro do governo estadual não tem sido diferente. As agendas administrativas do governador Ronaldo Caiado (DEM) estão causando forte movimentação política tanto entre os atuais secretários como nos deputados estaduais da base. A coluna apurou que ao menos oito auxiliares diretos do governador devem sair candidatos a deputado estadual no ano que vem. Duas candidaturas já estão praticamente confirmadas, a do atual presidente da Codego, Renato de Castro, e a do secretário de Indústria Comércio e ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti. Mas outros seis nomes também organizam uma possível candidatura para disputar uma vaga no Legislativo goiano: o ex-presidente da Codego e atual secretário-geral do governo, Marcos Cabral; o presidente da Agrodefesa e ex-prefeito de Inhumas, José Essado; o presidente da Ceasa, José Lineu Olímpio: o presidente do Ipasgo, Dr. Hélio Lopes; e o superintendente de Gestão do Vapt Vupt e ex-prefeito de Inhumas, Dioji Ikeda. Alguns devem sair ainda neste ano, em dezembro, para evitar atritos com os deputados da base. Com a saída, o governador deve aproveitar para fazer uma mudança no secretariado para abrigar indicações de partidos que vão compor sua coligação na disputa pela reeleição.

Força
Há nomes da administração estadual que podem ser candidatos a deputado federal com a ajuda do governador. São eles o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, e o secretário geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima.

Caminhos
A secretária de Educação, Fátima Gaviolli, nega que vá deixar a Seduc no final do ano. Mas ela também pode ser candidata a deputada federal pelo Estado. Fátima é natural de Rondônia.

Benquista
Fátima é uma das secretárias mais elogiadas pelo governador Ronaldo Caiado e também é querida pelos deputados da base.

Pano para manga
O Plano Diretor de Goiânia só deve chegar à Câmara Municipal após o recesso parlamentar, que começa no próximo dia 15. O Plano ainda está em análise na Casa Civi.

Poder em Jogo
O convidado desta semana do Podcast do Mais Goiás, Poder em Jogo, é o pré-candidato ao Senado em Goiás, Henrique Meirelles. O episódio vai ao ar no Spotify na sexta-feira (2).