ELEIÇÕES 2022

Após cogitar candidatura por Goiás, Tarcísio de Freitas deve disputar governo de SP

O ministro Tarcísio de Freitas deve trocar Goiás por São Paulo para as eleições de…

Ministro sinaliza que governo pode recuar na proposta do auxílio de R$ 400 a caminhoneiros
Ministro sinaliza que governo pode recuar na proposta do auxílio de R$ 400 a caminhoneiros - (Foto: Agência Brasil - Divulgação)

O ministro Tarcísio de Freitas deve trocar Goiás por São Paulo para as eleições de 2022. Antes cotado para se candidatar ao Senado goiano, deve se colocar para a disputa do governo paulista.

Segundo publicação da Folha de São Paulo, Tarcísio de Freitas quer antecipar para março o leilão dos aeroportos considerados mais valiosos, como Congonhas e Santos Dumont, justamente para se cacifar como candidato viável ao governo de São Paulo. O pedido para que ele dispute um pleito no próximo ano veio do próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Para tanto, agiu junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para aprovação, ainda nesta terça-feira (21), de edital para a venda dos aeroportos mais cobiçados do país. O documento ficará disponível por 45 dias para consulta pública.

Há também, ainda segundo a Folha de São Paulo, pedido do próprio ministro para que os técnicos da pasta antecipem seu trabalho em três meses. Isso porque auxiliares do governo que querem se candidatar devem se afastar do cargo seis meses antes da realização das eleições, marcadas para outubro de 2022.

Tarcísio de Freitas em Goiás

O ministro já havia confirmado intenção de se candidatar por Goiás. Tanto é que nos últimos nove meses veio ao Estado seis vezes para agendas diversas. Mato Grosso do Sul e São Paulo também estavam na mira de Bolsonaro.

“[Vou concorrer] sempre na lógica: o que ajuda mais o presidente, onde a gente tem que estar para caminhar junto do presidente? Quais são as melhores combinações de palanque em cada um dos Estados? É essa melhor combinação que nós temos que buscar”, chegou a dizer em uma entrevista.