JUSTIÇA

Baldy pede impugnação da candidatura de Marconi por irregularidades na suplência

Candidato ao Senado, o presidente estadual do Progressistas Alexandre Baldy pediu ao Tribunal Regional Eleitoral…

Baldy afirma que Marconi é adversário a ser batido
Baldy afirma que Marconi é adversário a ser batido (Foto: Reprodução)

Candidato ao Senado, o presidente estadual do Progressistas Alexandre Baldy pediu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) a impugnação da candidatura do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que está na corrida pelo mesmo cargo. Segundo os advogados de Baldy, existem duas situações irregulares no registro do tucano – mais especificamente no segundo suplente, o empresário Marcos Ermínio de Morais.

Os juristas citam que a data da filiação é diferente do que realmente ocorreu e que o endereço em Goiânia não verdadeiro, pois o comprovante seria da sede do PSDB. Assim, o suplente não teria os seis meses mínimos de tempo de filiação partidário, conforme pede a lei.

Conforme os advogados, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consta que Ermínio de Moraes teria se filiado ao PSDB em 17 de fevereiro deste ano. Porém, é “de conhecimento de toda classe política partidária do Estado de Goiás que a filiação do segundo suplente se deu em 21 de maio de 2022, durante encontro do PSDB, na cidade de Formosa de Goiás”. Esta, inclusive, foi festejada e noticiada pela imprensa goiana e noticiada pelo portal do próprio partido, informa o jurídico.

“Fica provado assim que a data real da filiação do impugnado foi adulterada pela direção partidária para que este pudesse participar das eleições de 2022, o que demonstra o desprezo e desrespeito do impugnado e de seu partido pelas regras e normas do Direito Eleitoral e da democracia brasileira”, diz um trecho do processo.

Em relação ao domicílio eleitoral, os advogados de Baldy afirmam que a transferência de São Paulo para Goiás se deu em 11 de fevereiro de 2022, conforme consta no TSE. Ermínio, contudo, não reside no Estado, nem tem negócios ou possui vínculos que justifiquem a mudança de domicílio. Inclusive, segundo a denúncia, o endereço registrado é a sede do PSDB, que fica na rua 115, no Setor Sul.

Ao Mais Goiás, Baldy questiona: “Será que não temos um goiano que seja digno de ser suplente de Marconi? Precisa importar de São Paulo?” Vale citar, o suplente de Marconi, que é ligado ao Grupo Votorantim, declarou patrimônio de R$ 1,26 bilhão à Justiça Eleitoral.

Confira a peça AQUI.

Marconi

Por nota, Marconi informou que Baldy inicia a campanha com “fake news”. Segundo ele, “a filiação do empresário Marcos Ermírio de Moraes foi feita em fevereiro, dentro do prazo legal”. Ele também encaminhou documentos para embasar a declaração.

Confira AQUI, AQUI e AQUI.

Confira na íntegra:

“O candidato Alexandre Baldy começou mal sua campanha, lançando mão de Fake News. Não enveredaremos por esse caminho. Defendemos uma campanha propositiva e de alto nível. Sempre pautamos nossas ações pela legalidade.

Ao contrário da ilação sem fundamento, que ‘embasou’ a peça apresentada pelo candidato Baldy no TRE, a filiação do empresário Marcos Ermírio de Moraes foi feita em fevereiro, dentro do prazo legal.

Para encerrar definitivamente essa Fake News do candidato Baldy, encaminhamos os documentos relativos à filiação de Marcos Ermírio de Moraes.”