Novidades

Barroso acompanha teste de novas tecnologias eleitorais em Valparaíso

O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Alberto Barroso, esteve em Valparaíso de Goiás…

Cadeia para mulher que faz aborto é má política pública, diz Barroso Ministro já tinha dado declarações a favor da descriminalização do aborto
(Foto: Divulgação)

O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Alberto Barroso, esteve em Valparaíso de Goiás para acompanhar demonstrações de novas tecnologias para o voto no projeto Eleições do Futuro.

A iniciativa consiste em soluções apresentadas por empresas selecionadas para inovar o sistema eleitoral. Entre as novidades estão aplicativos que permitirão, no futuro, que pessoas aptas votem pela internet. Nesta manhã, eleitores votam em candidatos fictícios para testar as novidades.

Valparaíso faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal (Ride) e foi um dos três escolhidos pela Justiça Eleitoral para receber a novidade. Barroso é acompanhado pelo Vice-presidente do TSE, ministro Edson Fachin.

A ideia surgiu em Setembro, depois que a Corte publicou chamamento público em setembro para que empresas de tecnologia apresentassem plataformas que possam ser adotadas nos futuros pleitos.

A ideia é conseguir uma plataforma que seja capaz de transmitir, com segurança, a decisão de voto de cada eleitor sem que ele precise sair de casa.