SAÚDE

Bolsonaro está com suboclusão intestinal e não tem previsão de alta, diz hospital

O presidente Jair Bolsonaro está com quadro de suboclusão intestinal, de acordo com a nota…

Bolsonaro está com suboclusão intestinal e não tem previsão de alta, diz hospital
Médico de Bolsonaro comunica que cirurgia foi descartada (Foto: reprodução - redes sociais)

O presidente Jair Bolsonaro está com quadro de suboclusão intestinal, de acordo com a nota divulgada pelo hospital Vila Nova Star, em São Paulo (SP), na manhã desta segunda-feira (03/01). O estado de saúde dele é estável e não há previsão de alta.

Ainda de acordo com a unidade, o presidente já está em tratamento e será submetido a exames para saber se será necessário intervenção cirúrgica. Também por meio de comunicado, a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) disse que Bolsonaro foi levado à unidade após apresentar um “desconforto abdominal”. Veja nota completa.

“A Secretaria Especial de Comunicação Social (SECOM) informa que o Presidente da República, Jair Bolsonaro, após sentir um desconforto abdominal, deu entrada no Hospital Nova Star, em São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (3), para a realização de exames. A Secom informa, ainda, que o Presidente passa bem e que mais detalhes serão divulgados posteriormente, após atualização do boletim médico”, disse a pasta.

Jair Bolsonaro diz que passou mal após o almoço

Nas redes sociais, Jair Bolsonaro disse que se sentiu mal após o almoço do último domingo (02/01), mas afirmou que passa bem. Ele estava de férias no litoral de Santa Catarina e foi transferido para a capital paulista após o mal-estar.

O presidente afirma que está fazendo utilização de sonda nasogástrica. Mais cedo, em declaração ao UOL, o médico-cirurgião Antônio Luiz Macedo afirmou que Bolsonaro tem suspeita de uma nova obstrução intestinal e fará exames na manhã desta segunda.

Macedo operou o presidente após a facada na região abdominal, em setembro de 2018, durante a campanha eleitoral. Desde então, o cirurgião acompanha o paciente.

O médico, que está nas Bahamas, aguarda voo para retornar a São Paulo e acompanhar Bolsonaro. A previsão é que ele chegue na capital paulista por volta das 15 horas.

Em julho do ano passado, o presidente ficou internado durante cinco dias no Hospital Vila Nova Star, com quadro de obstrução intestinal.

Na ocasião, pouco antes da alta, o médico que o acompanha recomendou alimentos não fermentados, para evitar gases. Andar de moto também não ganhou aval do médico. “Sem condição.” A recomendação era para que Bolsonaro evitasse as motociatas até se recuperar plenamente.

*Com informações da CNN, g1 e UOL