Novos secretários

Caiado vai criar Secretaria da Economia

O governador eleito por Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou que vai unir a Secretaria de…

O governador eleito por Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou que vai unir a Secretaria de Planejamento (Segplan) com a Secretaria da Fazenda (Sefaz). Com o argumento de que o estado vive uma crise não tem condições de fazer empréstimos com a União, ele disse que vai criar a Secretaria da Economia.

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (19) em coletiva de imprensa na cerimônia de posse dos eleitos em 2018 em Goiás. “Nós reformulamos para que tenhamos maior resultado e eficiência”, disse Caiado. A secretária responsável pela nova pasta será Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt.

Em entrevista na semana passada, ela afirmou que um ajuste fiscal é imprescindível e urgente. “Não há dinheiro no caixa para implementar boas políticas públicas, contudo. Esse é um problema real. É fato. Por isso o ajuste fiscal é imprescindível e o governo federal entende que as finanças de Goiás não estão boas. Estamos herdando um grande problema”, disse.

Até agora, foram anunciados nove novos secretários. Entre eles, estão duas mulheres: na Cultura e na Fazenda. Segundo o democrata, a escolha foi feita com base na necessidade de inovação. “Pessoas que pudessem trazer uma nova metodologia, um novo pensamento, diante de uma prática que existe nos últimos vinte anos. É hora de buscarmos novas experiências”, afirma Caiado. Ele ainda não divulgou quando serão divulgados os demais secretários.

Além de Schmit na Fazenda, assume a secretária de Educação Fátima Gavioli. Ela é paranaense e mora em Rondônia onde ocupou o mesmo cargo que ocupará em Goiás.Os demais nomes são: Rodney Rocha Miranda, delegado aposentado da Polícia Federal, estará na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SESD); o oceanógrafo paranaense, Ricardo José Soavinski, na Presidência da Saneago.

Do Rio de Janeiro, assume a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEDI), o engenheiro Adriano da Rocha Lima; com carreira no Distrito Federal, o médico Ismael Alexandrino será secretário de Estado de Saúde (SES).

O prefeito de Santa Terezinha de Goiás, Marcos Ferreira Cabral, vai assumir q Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS); no Detran, a Presidência será ocupada pelo ex- procurador da Câmara de Mozarlândia, Marcos Roberto Silva; o senador Wilder Morais (DEM) será o secretário de Indústria e Comércio. Também foi divulgado o nome de José Sóter Arantes de Faria para a diretoria operacional do Detran.