VIOLÊNCIA

Caiado veta a bolsa-arma para mulheres vítimas de violência

O projeto de lei pretendia criar bolsa de até R$ 2 mil para que vítimas de violência pudessem comprar armas de fogo

Arma de fogo (PX Here - Divulgação)

O governador Ronaldo Caiado (UB) vetou o projeto de lei, aprovado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que pretendia criar a chamada bolsa-arma para mulheres vítimas de violência no estado. Na justificativa, o governo diz que o o argumento de que colocar armamento nas mãos de vítimas lhes trará segurança é “raso e temerário”.

O veto ainda aponta que o uso adequado da arma de fogo é influenciado por vários fatores, especialmente treinamento e controle emocional e psicológico, “o que pode estar reduzido no indivíduo em situação de violência”.

“A Polícia Militar, para reduzir os índices de violência doméstica e garantir maior proteção às mulheres, já realiza ações por meio do Batalhão Maria da Penha. Uma das competências dessa unidade militar é prestar atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar”, argumenta o veto.

O projeto

O projeto de lei, de autoria do deputado estadual Major Araújo (PL), previa uma bolsa de até R$ 2 mil para mulheres vítimas de violência doméstica adquirirem arma de fogo. À época da aprovação na Assembleia, o parlamentar adiantou: “vai vetar”.

Segundo o deputado, a matéria se faz necessária, pois as medidas existentes não resolvem o problema de violência contra a mulher.