POLÊMICA

Câmara aprova homenagem a Washington Novaes; prefeitura exonera filho dele

Após polêmica, os vereadores da capitalaprovaram, em primeira votação, realizada na sessão de quinta-feira (27),…

Prefeito de Goiânia sanciona projeto que retira homenagem a Washington Novaes
Prefeito de Goiânia sanciona projeto que retira homenagem a Washington Novaes (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Após polêmica, os vereadores da capitalaprovaram, em primeira votação, realizada na sessão de quinta-feira (27), homenagem ao jornalista e ambientalista Washington Novaes. Caso seja aprovada em segunda avaliação, o nome dele será incorporado ao Parque Areião, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia. No mesmo dia, o filho do ambientalista, o cineasta Pedro Novaes, foi exonerado do Paço Municipal.

Durante a sessão na Câmara Municipal, o autor do projeto, vereador Clécio Alves (MDB), disse que Washington Novaes “merecia mais“, por isso estudou a hipótese e seguiu adiante para que o nome dele fosse incluído no Parque Areião.

“É o maior parque de Goiânia, com 240 mil metros de área construída. Tem uma vila ambiental tem tudo a ver com a história deste homem. Disse que iria homenageá-lo à altura de sua história e seus feitos”, disse.

O Washington Novaes morreu em agosto do ano passado, aos 86 anos, e foi um dos pioneiros na cobertura jornalística de meio ambiente e povos indígenas no Brasil. Ele não resistiu à retirada de um tumor no intestino.

Entenda

A homenagem no Parque Areião ocorre após polêmica envolvendo a retirada do nome do ambientalista de um parque no Conjunto Vera Cruz 2. A homenagem naquele parque foi proposta pela gestão Iris Rezende (MDB). O equipamento público chegou a ser inaugurado com o nome de Washington Novaes, mas sem passar pela Câmara.

Enquanto tramitava na casa, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) solicitou retirada das propostas de autoria do Executivo para análise. Entre elas estava a homenagem a Novaes. Ocorre que outra proposta de homenagem para o mesmo parque, do Clécio Alves, também tramitava na Câmara, mas com nome do sargento David Luiz Rodrigues, considerado pelo próprio vereador como um pioneiro da região. Foi essa última proposta que acabou seguindo aprovada pela Câmara, gerando desgaste com defensores do ambientalista.

Exoneração

No mesmo dia de aprovação da homenagem a Washington Novaes, o filho dele, Pedro Novaes, teve a exoneração divulgada no Diário Oficial do cargo de secretário-executivo da Secretaria de Cultura (Secult).