FUTURO EX

Câmara de Ceres extingue mandato de vereador foragido

Suplente do PL toma posse nesta quarta-feira (12)

Eduardo Bolsonaro ao lado do agora ex-vereador, Osvaldo Cabal, do PL (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Ceres declarou nesta terça-feira (11), a extinção do mandato do ‘vereador foragido’ Osvaldo José Seabra Júnior (PL) e convocou o suplente Lucas Rodrigues de Melo para assumir a vaga. A decisão foi oficializada e assinada pelo presidente da Casa Legislativa, Glicério de Moraes Mendes Júnior (DC).

Osvaldo José Seabra Júnior, conhecido como Osvaldo Cabal, tomou posse como vereador mesmo estando foragido da Justiça. Sua posse foi suspensa após recomendação do Ministério Público de Goiás (MP-GO), no dia 10 de janeiro. A Câmara informou que só teve conhecimento do mandado de prisão preventiva contra o parlamentar após sua posse. 

O Mais Goiás chegou a repercutir, em primeira mão, um vídeo que mostra o momento em que, discretamente, o parlamentar toma o que ficou conhecida como “posse secreta”. Na época, a Câmara não quis manifestar. 

Operação Ephedra: ‘vereador foragido’ é investigado por tráfico de rebite

Osvaldo Cabal é suspeito de envolvimento em esquema de venda de rebite investigado pela Operação Ephedra, do MP. Diante da situação, a Câmara instaurou o Processo Administrativo 2025000094, no qual foi concedido prazo para defesa, mas o vereador não apresentou qualquer manifestação dentro do período estipulado pela Portaria 022/2025.

Com a vacância do cargo, a Casa Legislativa convocou Lucas Rodrigues de Melo, suplente do PL e segundo mais votado nas eleições municipais de 2024, para assumir a cadeira. A posse acontece na manhã desta quarta-feira (12).