Projeto propõe assentos prioritários em ônibus para pacientes com câncer, em Goiânia
"Além do tratamento doloroso pelo qual passam essas pessoas, muitas vezes elas são pobres", diz vereador Anselmo

A Câmara Municipal de Goiânia analisa um projeto de lei que determina a prioridade de atendimento e garante acesso aos assentos prioritários no transporte coletivo às pessoas que realizam tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou que utilizam bolsa de colostomia. A proposta foi apresentada nesta semana.
Autor da matéria, o vereador Anselmo Pereira (MDB) argumenta que a prioridade também vale para o atendimento em todas as instituições bancárias, casas lotéricas, supermercados, hipermercados e em órgãos públicos municipais em que houver atendimento ao público.
Conforme justificativa, “observa-se que nem todas as pessoas estão sensíveis ou atentas para a importância de se dar prioridade ao paciente que sofre de câncer, de problemas renais ou que utilizam uma bolsa de colostomia. Além do tratamento doloroso pelo qual passam essas pessoas, muitas vezes elas são pobres e sem dinheiro para custear táxi, sendo obrigadas a enfrentar transportes e filas que são verdadeiras vias crucis”.
Ele completa: “Muitas vezes, esses pacientes passam horas nos hospitais realizando procedimentos médicos e, ao sair, voltam a realizar seus afazeres, seja ir a um banco ou a um mercado.”
O texto ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e duas votações em plenário. Se aprovada, a matéria deve ter a sanção do Executivo municipal.
LEIA TAMBÉM: