ARTICULAÇÃO

Candidato à presidência da Câmara, Arthur Lira cumpre agenda em Goiás hoje

O candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), vem a Goiás para…

O candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), vem a Goiás para reunião com o governador Ronaldo Caiado (DEM) e a bancada goiana na casa. O jantar está marcado para as 20h30 desta segunda-feira (11).  Entre outros temas, os parlamentares devem tratar da eleição da casa legislativa do dia 1º de fevereiro próximo.

O encontro foi articulado pelo presidente do Progressistas goiano, Alexandre Baldy, e contará com presença do prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP). Baldy, que já foi ministro dos transportes e hoje é secretário de Transporte de São Paulo, é um dos nomes chaves nas relações entre Goiás e o governo federal.

Arthur Lira concorre à presidência da Câmara dos Deputados contra Baleia Rossi (MDB) e conta com apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em busca de votos, Lira já esteve em Rio Branco, no Acre, e deve seguir para o Mato Grosso do Sul nos próximos dias.

Articulações

Deputados goianos da base bolsonarista, como o major Vitor Hugo (PSL) consideram essencial a vitória de Lira na Câmara para que projetos caros ao presidente sejam destravados na casa, como é o caso da facilitação da posse de armas no país.

Baleia Rossi, por outro lado, é apoiado por 11 partidos, entre eles o PSDB, o próprio MDB, e pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e Cidadania. Além disso, conta com apoio de parte da esquerda.

A eleição da Câmara está marcada para 1º de fevereiro e tem o voto secreto. O mandato é de dois anos.