NOTA

Cidadania cobra diretório municipal sobre vereador que imitou macaco em Planaltina

"O Cidadania em Goiás repudia o comportamento do Vereador Professor Lincon da cidade de Planaltina de Goiás, que em sessão da Câmara dos Vereadores imitou o guinchar de macaco em referência ao seu colega negro, Vereador Carlim Imperador"

Cidadania cobra diretório municipal sobre vereador que imitou macaco em Planaltina
Vereador de Planaltina faz sons semelhantes a de macaco para se dirigir a colega negro (Foto: Reprodução)

Presidente do Cidadania em Goiás, Gilvane Felipe cobrou que a direção municipal do partido em Planaltina se posicone sobre o vereador Professor Lincon (Cidadania), que foi filmado imitando sons parecidos com gritos de um macado ao se referir ao parlamentar Carlim Imperador (Pros), que é negro. O caso aconteceu na segunda (13), durante sessão da Câmara Municipal.

“O Cidadania em Goiás repudia o comportamento do Vereador Professor Lincon da cidade de Planaltina de Goiás, que em sessão da Câmara dos Vereadores imitou o guinchar de macaco em referência ao seu colega negro, Vereador Carlim Imperador”, diz trecho da nota enviada ao Mais Goiás. “A direção estadual solicita que a direção municipal se posicione a respeito no mais breve prazo possível, após assegurar ao filiado e parlamentar, Vereador Professor Lincon, amplo direito de defesa.”

Em nota, o diretório municipal pontuou que Lincon é filiado desde 2005 e que jamais apresentou conduto que pudesse desaboná-lo. “Esperamos que o vereador se posicione para esclarecer a situação o quanto antes para que este diretório possa tomar, então, as medidas cabíveis.”

Sobre o caso, os vereadores discutiam durante a votação de um projeto (a implantação ou não de uma loteria na prefeitura), quando um terceiro parlamentar tenta conter o debate. Em determinado momento, Lincon imita o animal. Durante a situação, os membros ficaram em silêncio.

Mais Goiás tentou contato com a Câmara Municipal, mas não teve retorno. Professor Lincon também foi procurado por e-mail e telefone disponibilizados na Casa de Lei, e pelo Instagram. Caso haja retorno, esta matéria poderá ser atualizada.

No Instagram, Carlim publicou um vídeo sobre o caso. Segundo ele, na hora ficou envergonhado e constrangido, mas não para de pensar sobre o assunto. “Precisamos conscientizar a população, então é inconcebível que parta de um parlamentar, um professor, esse tipo de ofensa. Estou extremamente constrangido e ofendido”, disse ao lembrar que novembro é mês da Consciência Negra.

Nota do Cidadania:

“O Cidadania em Goiás repudia o comportamento do Vereador Professor Lincon da cidade de Planaltina de Goiás, que em sessão da Câmara dos Vereadores imitou o guinchar de macaco em referência ao seu colega negro, Vereador Carlim Imperador.

Tal postura é contrária aos propósitos do Cidadania, proclamados em seus documentos basilares e em sua prática política, fundada no combate ao racismo em todas as suas manifestações, no respeito aos direitos humanos, na tolerância e na democracia.

A direção estadual solicita que a direção municipal se posicione a respeito no mais breve prazo possível, após assegurar ao filiado e parlamentar, Vereador Professor Lincon, amplo direito de defesa.

Cumprida essa etapa local, a direção estadual se posicionará, sempre pautada por aqueles princípios partidários citados anteriormente. Nunca aceitaremos que ataques raciais sejam promovidos por membros de nossa legenda, seja por que motivo for.”