Gestão

“Conecta SUS será modelo para gestão de programas sociais do governo federal”, diz ministro

O modelo de gestão, monitoramento e processamento de dados em Saúde Pública do Centro de…

O modelo de gestão, monitoramento e processamento de dados em Saúde Pública do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann (Conecta SUS) servirá de referência para o governo federal na criação de sistema de acompanhamento dos programas sociais, anunciou nesta terça-feira (29/11) o ministro Osmar Terra (Desenvolvimento Social e Agrário), durante visita técnica à central comandada pelo governador Marconi Perillo. Concebido e implantado pelo governo Marconi Perillo no terceiro mandato, o Conecta SUS está em operação desde o final de 2014, se tornando então  referência para diversas administrações estaduais e para o governo federal, com destaque para as ações de combate ao mosquito da dengue – no domingo, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, esteve com Marconi no complexo para conhecer a tecnologia embarcada na central.

“Vamos usar o Conecta SUS como modelo para a criação da ferramenta de gestão e acompanhamento dos programas sociais. O Conecta SUS é, realmente, um instrumento precioso para vermos a evolução social das famílias, onde é preciso investir com mais intensidade”, disse o ministro Osmar Terra durante visita à Central, na Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), no Parque Santa Cruz, em Goiânia. Marconi disse que a intenção do ministro em usar o Conecta SUS de modelo para todo o País é prova do sucesso. “Todos nós estamos contentes em ver o nosso Conecta SUS se transformando na grande referência brasileira de monitoramento e tecnologia não só para a área de saúde, mas para a área social também. Esse é mais um projeto nosso que tem alcance nacional”, destacou o governador, após o ministro conhecer detalhes do programa.

Inaugurado em dezembro de 2014, o Conecta SUS monitora todas as informações em Saúde do Estado e, com isso, subsidia técnicos na coordenação de atividades, ações e políticas da SES. Estão, entre outras informações, dados sobre pré-natal, parto cesáreo, taxa de mortalidade infantil, boletins epidemiológicos e números da força-tarefa Goiás contra o Aedes. Salas de notícias e gerenciamento de crises também integram o espaço. Terra avaliou a central como um avanço importante no monitoramento e na gestão dos recursos públicos da Saúde.

“Nos impressiona pela precisão da estrutura montada e pelo resultado positivo no atendimento da população. Pretendemos aproveitar isso nos programas da área social. É um instrumento precioso para vermos a evolução social das famílias, onde é preciso investir com mais intensidade”, comentou. Marconi frisou que a adesão do Ministério do Desenvolvimento a uma tecnologia semelhante ao Conecta SUS vai colaborar para a efetividade das políticas de redução de pobreza e da mortalidade infantil do Brasil. “É uma plataforma concebida por nós, que vem despertando a curiosidade de governadores e secretários. Temos uma base de dados de mais de 200 itens que facilita o governo a tomar decisões e a oferecer serviço de melhor qualidade”, disse.

Criança Feliz

O ministro Osmar Terra, como titular do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, é responsável pela execução dos programas sociais do governo federal. Entre eles está o “Criança Feliz”, lançado em novembro, com o objetivo de realizar visitas domiciliares de orientação às famílias sobre a melhor forma de acompanhar o crescimento dos filhos. Marconi disse que o Estado vai participar do programa. 

O ministro, por sua vez, explicou que o programa Criança Feliz vai acompanhar todas as crianças beneficiadas pelo Bolsa Família. “São 4 milhões de crianças, queremos visitação semanal, nos primeiros mil dias. Um sistema como o Conecta SUS vai facilitar muito”, disse. O governador de Goiás afirmou que a secretária de Cidadania, Lêda Borges, e o secretario de Saúde, Leonardo Vilela, serão os responsáveis pelo programa. 

Após a coletiva, Terra conheceu o sistema de coleta e processamento de indicadores sobre saúde das gestantes e crianças e o programa de georreferenciamento de imóveis, adotado pela Força-Tarefa Goiás contra o Aedes. Depois de conhecer o sistema, se reuniu com técnicos da SES. Primeiro centro de informações e decisões estratégicas em saúde no Brasil, o Conecta SUS trabalha em tempo real com todos os indicadores de saúde importantes no desenvolvimento do ser humano.

Em visita ao Conecta SUS, no último domingo (27 de novembro), o ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que o Conecta SUS é considerado uma das experiências “mais exitosas do Brasil”. “Nós temos como prioridade número um do Ministério a informação. Para fazermos a gestão, precisamos de informação. Então, vim visitar esta experiência, que é considerada das mais exitosas do Brasil e é onde o Ministério da Saúde quer chegar com um Painel de Controle Nacional”, afirmou.