DISPUTA ELEITORAL

Conheça candidatos de Goiás ao Senado para eleição de outubro

Na última semana, as convenções partidárias oficializaram 10 candidatos ao Senado em Goiás para a…

Piso de R$ 4.800 para fisioterapeutas avança no Senado
Senado Federal (Foto: Agência Senado)

Na última semana, as convenções partidárias oficializaram 10 candidatos ao Senado em Goiás para a eleição de outubro. Para esse pleito, a “novidade” é que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitiu as chamadas candidaturas avulsas, ou seja, uma coligação para governador pode lançar quantas candidaturas forem os partidos que a compõem. E assim o fez a chapa governista que concorre com três nomes.

A forma como as candidaturas avulsas será integrada na estrutura da campanha governista ainda não foi definida nem mesmo pelo governo estadual. Desde a pré-campanha a possibilidade já gerou atritos e pode haver novas disputas internas dentro da própria base por espaço de palanque.

Por outro lado, duas chapas, notadamente de esquerda, da Unidade Popular (UP), e do PCB, apesar de terem candidatos a governador não lançaram postulantes ao Senado.

Confira quem são os candidatos ao Senado por Goiás em 2022

Antônio Carlos da Paixão (PCO)

O Partido da Causa Operária (PCO) oficializou a candidatura de Vinícius Gomes da Paixão ao Palácio das Esmeraldas. A convenção da legenda aconteceu de forma online na última sexta-feira (5). A vice é Maria Letícia Gomes em uma chapa pura. O partido também decidiu lançar candidato ao Senado Federal com o nome de Antônio Carlos da Paixão. Primeiro suplente é Eduardo Sugizaki e segundo suplente é Viviane Andrade Akashi.

Alexandre Baldy (PP)

Alexandre Baldy crava que será candidato ao Senado

Alexandre Baldy crava que será candidato ao Senado (Foto: Reprodução)

Ex-ministro das Cidades do governo Michel Temer (MDB). Alexandre Baldy é um nome que tem trânsito em Brasília e se lançou com candidato a senador pela base governista.

Denise Carvalho (PCdoB)

PT vai anunciar Wolmir ao governo e Denise Carvalho ao Senado, confirma assessoria

Denise Carvalho ao Senado (Foto: Divulgação)

Militante histórica do PCdoB em Goiás, a ex-deputada estadual foi escolhida como candidata ao Senado pela Federação Brasil Esperança, formada com PT, PV, além do seu partido.

João Campos (Republicanos)

Agora candidato a senador, João Campos crítica ministros do STF (Foto: Jucimar de Sousa)

Agora candidato a senador, João Campos crítica ministros do STF (Foto: Jucimar de Sousa)

O deputado federal é ex-delegado de polícia e pastor auxiliar da Igreja Assembleia de Deus de Vila Nova.  Ele integra a chapa do ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota), mesmo com dissidentes do partido que apoiam o governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Leonardo Rizzo (Novo)

PEC dos benefícios é "armadilha populista", diz Leonardo Rizzo

PEC dos benefícios é “armadilha populista”, diz Leonardo Rizzo

O empresário Leonardo Rizzo se coloca um outsider a disputar a eleição para o Senado em Goiás. Ele deu entrevista para o Podcast Poder em Jogo, do Mais Goiás.

Manu Jacob (PSOL)

Manu Jacob, candidata do PSol a prefeita de Goiânia

Manu Jacob

Ela é professora da rede estadual de ensino e disputou a prefeitura de Goiânia em 2020, quando obteve 4.639 votos. Tem pautas ligadas a mulheres negras e periferia dos grandes centros urbanos.

Marconi Perillo (PSDB)

Marconi quer vice mulher indicada pelo PT e PSD na aliança, diz aliado

Ex-governador Marconi Perillo (Foto: Reprodução)

Ex-governador chegou a colocar seu nome para o Palácio das Esmeraldas, mas acabou optando pelo Senado. O PSDB vai disputar sem candidato a governador.

Vilmar Rocha (PSD)

Vilmar Rocha tem agenda em Aparecida, mas não pretende tratar política com Mendanha

Vilmar Rocha (Foto: Divulgação)

O ex-deputado federal e presidente do PSD em Goiás assumiu a candidatura ao Senado aos 45 minutos do segundo, após o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSD), desistir. Ele era um dos defensores da candidatura única da chapa governista, mas acabou derrotado.

Delegado Waldir Soares (União Brasil)

Delegado Waldir

Delegado Waldir (Foto: Lucio Bernardo Jr. – Câmara Federal)

Deputado federal mais bem votado em 2018, Delegado Waldir tenta repetir o feito para o Senado. Ele foi o autor da consulta ao TSE que liderou as candidaturas avulsas e, junto com Alexandre Baldy e Vilmar Rocha, disputa pela base.

Wilder Morais (PL)

Goiás Pesquisas/Mais Goiás: Sem Marconi ao Senado, Wilder cresce 7,67% para 13,03%

Goiás Pesquisas/Mais Goiás: Sem Marconi ao Senado, Wilder cresce 7,67% para 13,03%

Wilder Morais é o candidato da chapa de Major Vitor Hugo (PL) e tem as benções do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Goiás. O empresário já foi senador ao assumir a cadeira deixada por Demóstenes Torres, cassado após caso Cachoeira.