MAMÃE FALEI

Conselho de Ética da Assembleia de SP aprova parecer pela cassação de Arthur do Val

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou de forma unânime…

Alesp mantém processo de cassação de Arthur do Val
Alesp mantém processo de cassação de Arthur do Val (Foto: Reprodução - Youtube)

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou de forma unânime o parecer do relator, deputado estadual delegado Olim (PP), pela cassação do parlamentar Arthur do Val (União Brasil). Decisão ainda irá a plenário votação.

Também conhecido como Mamãe Falei, o parlamentar teve áudios divulgados no mês passado em que diz a amigos que mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”. No plenário, os deputados poderão rever ou punir Arthur do Val com advertência, censura verbal ou escrita, perda temporária do mandato ou definitiva.

Arthur esteve no último mês na Ucrânia, em meio ao conflito com a Rússia. Segundo ele, estava ajudando a produzir coquetéis molotov contra os soldados russos. Quando deixou o país, na fronteira com Eslováquia, ele enviou áudios sexistas a amigos em um grupo. Além de elogiar as refugiadas, disse que voltaria ao Leste Europeu.

“Assim que essa guerra passar eu vou voltar pra cá. E detalhe, elas olham. E são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de minas e é inacreditável a facilidade”, disse no áudio.

Arthur, que era pré-candidato ao governo de São Paulo, também desistiu da disputa. Ele, contudo, deixou o Podemos e migrou para o União Brasil, podendo disputar a Câmara Federal.

LEIA MAIS:

‘Vou ser cassado, mas vou cair atirando’, diz deputado Arthur do Val

Defesa de Arthur do Val pediu para Alesp ouvir testemunha na Ucrânia