CPI do Crime Organizado no Senado tem presidente do PT e titular de Goiás
Senador Fabiano Cantarato lidera a comissão
O senador Fabiano Contarato (PT-SE) foi eleito presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado por seis votos a cinco. Já a relatoria ficará com Alessandro Vieira (MDB-SE). Entre os 11 membros titulares, também está o congressista goiano Jorge Kajuru (PSB).
Caberá à CPI investigar o avanço das facções criminosas, bem como falhas nas políticas de segurança e o envolvimento de agentes públicos em 120 dias. A comissão ganhou mais destaque após megaoperação policial no Rio de Janeiro, na última semana, que deixou 121 mortos.
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) é o vice. Inicialmente, a oposição queria que ele assumisse a presidência, mas garantiu lugar na mesa por sugestão da senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Além dos 11 titulares, o colegiado conta com sete suplentes.
Confira os titulares da CPI do Crime Organizado:
- Alessandro Vieira (MDB-SE), relator;
- Ângelo Coronel (PSD-BA);
- Fabiano Contarato (PT-ES), presidente;
- Flávio Bolsonaro (PL-RJ);
- Hamilton Mourão (Republicanos-RS), vice-presidente;
- Jorge Kajuru (PSB-GO);
- Magno Malta (PL-ES);
- Márcio Bittar (PL-AC);
- Marcos do Val (Podemos-ES); Otto Alencar (PSD-BA);
- Rogério Carvalho (PT-SE).