Covid-19

Decreto que flexibiliza atividades em Goiás será apresentado nesta segunda

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), vai apresentar nesta segunda-feira (20), novo decreto que…

Decreto que flexibiliza atividades em Goiás será apresentado nesta segunda
Decreto que flexibiliza atividades em Goiás será apresentado nesta segunda

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), vai apresentar nesta segunda-feira (20), novo decreto que visa a atualização das regras durante pandemia do coronavírus. A tendência é que haja a flexibilização de algumas atividades econômicas. O decreto será apresentado em entrevista coletiva às 10 horas.

“Na segunda-feira farei uma coletiva mostrando a realidade com dados bem criteriosos de cada região, de cada município que tenha incidência do Coronavírus e apresentaremos nosso decreto que vai definir as regras para os próximos 15 dias, sabendo que a nossa responsabilidade é enorme”, afirmou Caiado em live na última sexta-feira (17).

Ronaldo Caiado disse que passado um mês de isolamento social, o Estado conseguiu uma melhor estruturação da rede hospitalar para tratamento do novo coronavírus. Caiado não descartou a possibilidade de recuar, caso haja um aumento de número de casos.

“A qualquer momento eu tomarei as providências necessárias e caso tenha um avanço na progressão que saia do que é a capacidade de Goiás absorver, retornaremos com contingenciamento completo. Estudos estão sendo feitos”, destacou Caiado.

Máscara obrigatória no decreto

Durante a live o governador afirmou que o uso de máscaras será obrigatório em Goiás a partir de segunda. Ele reclamou de supermercadistas que não estão respeitando todas as regras sanitárias.

A preocupação é que não haja uma liberação de todas as áreas econômicas de uma só vez, mas em boa parte delas. Algumas deverão permanecer na quarentena, como o setor de Ensino e de Eventos, por exemplo. Cultos, missas e outras atividades religiosas ainda deverão permanecer suspensas.

Indústrias deverão retomar as ações, assim como a construção civil, e uma série de atividades comerciais. Mas deverá ser levado em consideração a quantidade de pessoas nos estabelecimentos. Restaurantes, por exemplo, poderão ser reabertos, mas com número reduzido de pessoas e distanciamento.

Orientação regionalizada

A preocupação maior é com Goiânia e o Entorno do Distrito Federal, além de cidades que ficam as margens de rodovias federais e que faz divisa com outros estados. São locais que tem apresentado um número maior de casos.