2º mandato

Delegado Waldir diz que vai trabalhar em defesa da família e contra o aborto

Eleito pela segunda vez consecutiva com a votação mais expressiva, o deputado federal por Goiás…

Eleito pela segunda vez consecutiva com a votação mais expressiva, o deputado federal por Goiás Delegado Waldir (PSL), disse que vai trabalhar por projetos “em defesa da família”. Figura clássica que representa o conservadorismo crescente na Câmara Federal, ele faz parte da chamada bancada da bala e quase sempre aparece armado em público. Contra o aborto, a favor da redução da maioridade penal e da liberação da posse de armas, Delegado Waldir chama o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), de “meu presidente” e diz que vai lutar contra a chamada ‘ideologia de gênero’.

Segundo o parlamentar, a nova formação da Câmara aponta para um confronto entre as bancadas do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Social Liberal (PSL), os mais bem votados em 2018. Enquanto o PT terá 56 parlamentares, o PSL, do qual fazem parte Waldir e Bolsonaro, terá 52.

“Vai ter uma ação conservadora nessa Câmara eleita. Conservadora em relação aos costumes”, diz o deputado. E explica: “vai ter aprovação de projetos que defendam a família, porque as bancadas da família e da Segurança Pública aumentaram”.

Segundo ele, os projetos “em defesa da família” são contra a proposta do Supremo Tribunal Federal (STF) de legalização do aborto; contra a legalização das drogas; para “não permitir a ideologia de gênero nas escolas” e a favor do polêmico projeto Escola Sem Partido.

Ele ainda defende a necessidade de uma Reforma da Previdência, mas “não aquela que o Temer mandou”. E cita que haveria pressão por parte de prefeitos e de governadores, devido a dificuldades no fechamento de contas anuais “em razão da questão dos servidores”, diz.

Projetos

O deputado ainda diz que vai apoiar os projetos do presidente eleito. Como exemplo, além das reformas da Previdência e Tributária, estão a mudança no estatuto do desarmamento para a legalização da posse de armas, além da redução da maioridade penal.

O parlamentar é um dos dez pré-candidatos à presidência da Câmara dos Deputados, junto com outro representante goiano, João Campos (PRB). O atual presidente, Rodrigo Maia (DEM), também busca a reeleição.

Segundo Waldir, o cenário de disputa é inicial, apenas em busca de diálogo e apoio. Mas ele acredita fortemente na renovação. “É muito cedo para alguém dizer que tem alguma vantagem ou que conseguiu algum apoio”, diz. E lembrou que Bolsonaro já se manifestou, afirmando que não vai se envolver nesse assunto.

Questionado se há prioridade entre os projetos que vai encabeçar nos próximos quatro anos, o parlamentar diz ser impossível definir um. Isso porque ele teria 60 que já estão em tramitação e outros dez, propostas do novo mandato, nos quais teria dado entrada.

Benefícios

Além dos salários de R$ 33.763, os deputados federais têm direito a diversos benefícios, como auxílio-moradia e auxílio-paletó. “Na verdade, eu sou o único deputado que abriu mão de todos os benefícios: auxílio-moradia, apartamento funcional, celular, jatinho particular, helicóptero”, diz. E acrescenta que é o que menos gasta do valor destinado à verba de gabinete.

Segundo o peesselista, o único benefício que ele recebe é para a contratação de pessoal. O valor, atualmente, é de R$ 106.866,59 mensais. E ele justifica: “é para manter a equipe, a estrutura para poder trabalhar”. “Eu já faço um mandato diferenciado, sem receber privilégios e mordomias. Sou o único dos 503 deputados que não utiliza nenhum benefício”, finaliza.