Bastidores do Poder

Derrotado nas urnas, Álvaro Guimarães articula para voltar à Assembleia Legislativa

O deputado estadual Álvaro Guimarães (UB) tinha tudo para ser o sucessor de Lissauer Vieira…

O deputado estadual Álvaro Guimarães (UB) tinha tudo para ser o sucessor de Lissauer Vieira (PSD) no comando da Assembleia Legislativa. Já tinha o sinal positivo do governador Ronaldo Caiado, que queria pagar uma dívida política por não ter conseguido elegê-lo presidente da Casa em 2018. Mas, depois de sete mandatos, Guimarães naufragou nas urnas, ainda que com mais de 30 mil votos. Segundo suplente do União Brasil, Álvaro agora quer que Caiado pague a dívida com uma ressurreição política. Ou seja, pleiteia que o governador o resgate da suplência. Para tanto, Caiado teria que movimentar duas peças no tabuleiro político: encaixar o suplente mais votado do partido, Rubens Marques, e puxar mais um deputado para sua administração.

Mexida

O prefeito de Goiânia Rogério Cruz já admite a pessoas próximas que quer fazer uma ampla reforma no secretariado nos próximos dias. O republicano avalia que precisa agir rápido para fortalecer seu projeto de reeleição.

Lula X Bolsonaro

Em Itaberaí, o rompimento do vice-prefeito Miguel Baiano com a prefeita Rita de Cássia (PSB) e seu pedido de renúncia do mandato abre uma crise na política municipal. Miguel alega que Rita está fazendo campanha para Lula, assim como seu tio e mentor político, Wellington Baiano, com que Miguel também rompeu. A briga colocou à prova o poder de articulação da prefeita.

Jogo

O candidato a deputado estadual mais bem votado na cidade, com 9.885 votos, foi Adilson Cardoso, aliado do ex-deputado estadual Jean Carlo. Os candidatos apoiados por Rita, como Lívio Luciano, perderam nas urnas no município. Os resultados mediram a força dos principais players para a próxima eleição.

Desejo

Reeleito para o seu quarto mandato com 51 mil votos, Lucas Calil pode tentar voos mais altos, segundo seus aliados. Representando a Região Metropolitana, seu grupo político não descarta viabilizar sua candidatura à Prefeitura de Goiânia.